O ex-avançado do FC Porto, Ivan Kaviedes, enfrentou recentemente um cenário turbulento no Equador, resultando na sua detenção e permanência de três dias na prisão de Tena.
A situação gerou indignação no país, com a família e os amigos de Kaviedes a denunciarem o suposto abuso de poder e a agressividade desmedida por parte das forças de segurança no momento da detenção.
Um vídeo que circula online mostra o ex-jogador equatoriano, já algemado e deitado no chão, sendo pisado na cabeça por um dos agentes, provocando reações do público.
O presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Carlos Tenorio, expressou a sua indignação com as imagens divulgadas, prometendo não permitir que situações semelhantes afetem outros indivíduos vulneráveis: "Não vamos permitir que um ser humano indefeso e vulnerável tenha de passar por isto."
A detenção de Kaviedes teve origem numa briga que o ex-jogador teve com um grupo de amigos num restaurante de fast food. A polícia interveio no incidente e, devido à resistência de Kaviedes, a situação se intensificou, resultando em alegados abusos por parte dos agentes de segurança.
Após três dias na prisão, Kaviedes foi libertado com a ajuda de um habeas corpus apresentado pelo seu advogado. Ao sair, agradeceu o 'apoio do povo equatoriano' e anunciou planos para realizar uma conferência de imprensa nos próximos dias.
Recorde-se que, Kaviedes, de 46 anos, teve uma passagem pelo FC Porto na segunda metade da temporada 2001/02, embora tenha feito apenas uma aparição pelo clube da Cidade Invicta.
Internacional pelo Equador em 57 ocasiões, o jogador tem enfrentado desafios ligados ao vício em drogas e álcool nos últimos anos, com várias internações em clínicas de reabilitação.
📌 El exjugador Jaime Iván #Kaviedes salió de la cárcel de #Tena. "Quiero agradecer a toda la gente del #Ecuador que me apoyó", enfatizó pic.twitter.com/zsFoaHGoKL
— Dialoguemos INFO (@DialoguemosINFO) November 7, 2023