Alejandro Grimaldo, atualmente ao serviço do Bayer Leverkusen e recentemente convocado para a seleção espanhola, recebeu esta quinta feira uma distinção peculiar.
Embora não oficial, uma análise realizada pela empresa de Inteligência Artificial Olocip coloca o jogador espanhol no topo da lista dos melhores laterais a atuar no futebol europeu.
Segundo a análise da Olocip, dada a conhecer esta quinta feira pelo site 'Mais Futebol', Alejandro Grimaldo obteve uma pontuação impressionante de 7,14, destacando-se como o melhor lateral da Europa.
O alemão Robin Gosens, do Union de Berlim, e o marroquino Achraf Hakimi, do PSG, ocupam as posições seguintes com pontuações de 5,11 e 4,97, respetivamente.
A abordagem da Olocip difere das análises convencionais de grandes dados, concentrando-se na qualidade das ações dos jogadores em vez da quantidade. Utilizando técnicas de aprendizagem automática, a empresa avalia o desempenho com base na variação das probabilidades de marcar ou sofrer golos da equipa em função das ações individuais de cada jogador.
Os dados revelam que Grimaldo marcou seis golos na Bundesliga em pouco mais de mil minutos com a camisola do Leverkusen, superando o seu melhor registo num campeonato nacional. Além disso, destaca-se como o segundo jogador com mais impacto em ações defensivas, ficando apenas atrás de Tah.
Embora tenha havido uma ligeira diminuição na sua contribuição para o jogo de construção, segundo a empresa responsável pela estatística, em comparação com temporadas anteriores no Benfica, Grimaldo continua a ser uma peça valiosa para a equipa.
🏆Grimaldo, el mejor lateral de Europa
— Olocip | Inteligencia Artificial (@Olocip_Lab) November 15, 2023
🥇Grimaldo➡️7,14
🥈Gosens➡️5,11
🥉Hakimi➡️4,97
4️⃣Trippier➡️4,64
5️⃣Diakité➡️4,10
✅El valor #IA mide la calidad de las acciones en base a la variación en la probabilidad de marcar o encajar gol del equipo
ℹ️https://t.co/Khk8e2X7uY pic.twitter.com/fiBQhIbvri