A quinta jornada de qualificação sul-americana para o Mundial de 2026 foi marcada por resultados surpreendentes. O Uruguai conseguiu uma vitória histórica ao bater a Argentina por 2-0, enquanto a Colômbia venceu o Brasil por 2-1, numa reviravolta protagonizada por Luis Díaz.
No La Bombonera, o Uruguai, sob o comando de Marcelo Bielsa, derrotou a Argentina, com golos de Ronald Araújo e Darwin Núñez. A equipa da casa, liderada por Lionel Scaloni, viu-se incapaz de responder eficazmente, apesar de alguns lances individuais de Lionel Messi.
Com este resultado, o Uruguai ascende ao segundo lugar do grupo, com 10 pontos, enquanto a Argentina, apesar da derrota, mantém a liderança com 12 pontos.
Por seu turno, a Colômbia surpreendeu o Brasil com uma reviravolta protagonizada por Luis Díaz. O jogador do Liverpool marcou dois golos de cabeça, virando o jogo a favor da seleção do seu país. O Brasil, que tinha inaugurado o marcador por Gabriel Martinelli, sofreu a sua segunda derrota consecutiva na qualificação para o Mundial 2026.
Este resultado coloca a Colômbia em terceiro lugar no grupo, com nove pontos, enquanto o Brasil cai para o quinto lugar, com sete pontos.
Venezuela e Equador empataram a zero, o mesmo resultado que se verificou na partida entre Paraguai e Chile. A Bolívia conquistou os seus primeiros pontos ao vencer o Peru, por 2-0, que agora ocupa a última posição.