No sábado, dia 25 de novembro, dois menores de 17 anos foram detidos por alegados cânticos misóginos contra a árbitra Rebecca Welch, durante o jogo da Championship entre Birmingham e Sheffield Wednesday.
Rebecca Welch, primeira quarta árbitra da Premier League, foi alvo de cânticos sexistas durante o jogo entre Birmingham e Sheffield Wednesday, que terminou com a vitória da equipa da casa, por 2-1.
Os agentes da Polícia de West Midlands ouviram os gritos dirigidos à árbitra e agiram rapidamente para prender os dois jovens. Os detidos estão em prisão preventiva como suspeitos de um crime contra a ordem pública.
Welch, que se tornou a primeira quarta árbitra da Premier League no dia 4 de novembro, é uma das mais destacadas árbitras do futebol inglês. A sua nomeação foi um marco importante para a igualdade de género no desporto.
O Birmingham City, clube da casa, já havia alertado os adeptos sobre o comportamento inaceitável antes da partida. O clube lembrou que Welch havia sido alvo de cânticos sexistas durante o jogo anterior e alertou que as penas por discurso discriminatório ou incitação ao ódio podem chegar a cinco anos de prisão.
A autarquia de Birmingham também condenou os cânticos misóginos e garantiu que apoiará a polícia nas suas investigações.