O governo britânico pediu desculpa às famílias de 97 adeptos do Liverpool que morreram no desastre de Hillsborough há 34 anos.
O desastre aconteceu em 15 de abril de 1989, quando 95 adeptos do Liverpool morreram e 766 ficaram feridos num esmagamento no estádio Hillsborough, em Sheffield, em Inglaterra. Dois outros envolvidos no incidente morreram no ano seguinte e em 2021.
O pedido de desculpas foi apresentado pelo secretário da Justiça, Alex Chalk, em nome do governo. Chalk disse que o governo reconhece que as famílias das vítimas foram "tratadas injustamente" e que "as suas vozes foram ignoradas" durante muito tempo.
"Queremos que as famílias saibam que lamentamos profundamente o que aconteceu em Hillsborough", disse Chalk. "As suas perdas foram incalculáveis e as nossas desculpas são sinceras."
No entanto, o governo recusou-se a apoiar uma proposta de lei que obrigaria os organismos públicos a dizer a verdade em casos de catástrofes públicas.
As famílias das vítimas disseram que o pedido de desculpa é um passo importante, mas que ainda há muito a fazer para garantir que tragédias como esta nunca mais se repitam.