loading

Treinadores portugueses conquistaram campeonatos em 35 países

Os treinadores portugueses têm feito história no futebol global, triunfando em campeonatos de 35 países diferentes.

Treinadores portugueses conquistaram campeonatos em 35 países
Palmeiras

Uma presença marcante é observada em África, onde acumularam 36 títulos em nove países. Moçambique lidera com 11 conquistas, seguido pelo Egito com 10.

Figuras como Manuel José e Bernardino Pedroto destacaram-se neste continente. Manuel José conquistou seis títulos egípcios com o Al-Ahly, enquanto Bernardino Pedroto obteve três campeonatos no ASA e dois no Petro Luanda, ambos em Angola. Outros países africanos também presenciaram conquistas portuguesas, incluindo Cabo Verde, Líbia, Marrocos, Tunísia, Sudão e Argélia, onde Carlos Gomes se tornou, em 1970/71 pelo MC Oran, o primeiro técnico lusitano campeão no exterior.

Na Europa, os técnicos portugueses alcançaram êxitos em 13 países diferentes, como Bulgária, Chipre, Grécia, Israel, Luxemburgo, Roménia, Rússia, Suíça e Ucrânia. A Alemanha é o único dos cinco principais campeonatos europeus ainda não conquistado por um treinador português.

José Mourinho destaca-se neste cenário, sendo o único a vencer em Espanha (Real Madrid, 2011/12), Inglaterra (Chelsea, 2004/05, 2005/06, 2014/15) e Itália (Inter Milão, 2008/09, 2009/10). Ainda não trabalhou na Alemanha ou França, onde Artur Jorge e Leonardo Jardim celebraram títulos pelo Paris Saint-Germain e Mónaco, respetivamente.

Leonardo Jardim, atual treinador do Al-Rayyan do Qatar, também foi campeão na Grécia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Na Ásia, treinadores portugueses deixaram a sua marca na China, Coreia do Sul, Hong Kong, Indonésia, Macau, Malásia, Maldivas, Qatar e Vietname, com Bernardo Tavares e José Morais destacando-se com três títulos cada.

Embora não haja conquistas na Oceânia, na América do Norte, Guilherme Farinha e Pedro Caixinha brilharam. Farinha venceu duas vezes na Costa Rica com o Alajuelense, e Caixinha triunfou no México com o Santos Laguna.

No contexto sul-americano, Abel Ferreira, natural de Penafiel e com 44 anos, emergiu como uma figura de destaque. Na última temporada, tornou-se o terceiro técnico português a vencer um campeonato nacional na América do Sul, seguindo os passos de Jorge Jesus com o Flamengo em 2019 e de Renato Paiva com o Independiente del Valle do Equador em 2021.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?