O Sporting venceu hoje o Olympique de Lyon, por 2-0, em jogo de apresentação aos sócios, no Estádio José Alvalade, em que a equipa de Paulo Sérgio ensaiou um novo sistema tático.
Depois do 4x4x2 utilizado na derrota, por 4-2, frente ao Paris Saint-Germain, o técnico leonino apresentou uma nova disposição (4x1x4x1), dando maior consistência ao meio campo.
A equipa correspondeu no jogo com os franceses do Olympique de Lyon, mas apenas a espaços conseguiu exibir-se em bom plano, demonstrando o trabalho que ainda há para fazer.
O encontro com os franceses começou com o golo do Sporting, que, na primeira vez que se acercou da baliza de Vercoutre, marcou.
Aos 03 minutos, Valdês sofreu uma falta na esquerda e encarregou-se da marcação, encontrando na área Tonel, que, de cabeça, levou a bola a viajar próximo do poste direito da baliza da equipa francesa.
Em desvantagem, o Olympique de Lyon abandonou a atitude mais retraída, enquanto o Sporting começou a experimentar dificuldades para estender o seu jogo.
Aos 30 minutos, na tentativa de recuperar o fulgor inicial, Paulo Sérgio retirou Miguel Veloso e apostou na entrada de Matias Fernandez, mantendo o mesmo dispositivo tático.
O técnico do Sporting ordenou ao chileno para pisar terrenos mais adiantados e dar mais apoio a Sinama-Pongolle, até então pouco solicitado pelos companheiros.
Depois de Maniche ter obrigado Vercoutre a defesa apertada, aos 36 minutos, o conjunto francês criou duas oportunidades para restabelecer a igualdade, colocando à prova Tiago.
Primeiro aos 39 minutos, com Gomis a desferir um potente remate que Tiago não conseguiu segurar e Godoy não a recarga completou com êxito.
No minuto seguinte, Lovren, num remate de livre de longa distância, endossou a bola rasteira e o guarda-redes do Sporting teve de estirar-se para evitar o golo.
Com Yannick em campo, o Sporting assumiu outra desenvoltura nos derradeiros minutos do encontro, mas o Olympique de Lyon manteve o controlo das operações a meio campo, com mais posse de bola.
No período complementar, o Sporting, com cinco alterações, voltou a entrar bem no jogo, perante um adversário que quase não atacou nos segundos 45 minutos.
A formação de Paulo Sérgio repetiu boas combinações e chegou a ser mais desenvolto do que os franceses, desfalcados das principais figuras, entre os quais Lisandro, a recuperar de uma lesão, e Michel Bastos e Toulalan.
Hélder Postiga, aos 68 minutos, protagonizou a situação mais perigosa até então, com o remate rasteiro do avançado do Sporting a ser travado por Vercoutre com alguma dificuldade.
O melhor período do Sporting no segundo tempo acabou por ter como corolário o 2-0, com Diogo Salomão a fazer o passe a isolar Yannick, que permitiu a defesa de Vercoutre no primeiro remate, mas não perdoou na recarga fortuita.
Já com Liedson em campo – os cerca de 25 000 espetadores dispensaram uma grande ovação ao brasileiro naturalizado português – o Sporting exerceu maior domínio até final.
Ficha do Jogo:
Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Sporting – Olympique de Lyon, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Tonel, 03 minutos.
2-0, Yannick, 72.
Equipas:
- Sporting: Vítor Golas (Tiago, 30; Rui Patrício, 62), Abel (João Pereira, 45), Torsiglieri (Nuno André Coelho, 45), Tonel (Polga, 45), Grimi (Evaldo, 45), Pedro Mendes (André Santos, 45), Maniche (André Martins, 84), Miguel Veloso (Matias Fernandez, 30; Hélder Postiga, 62), Valdés (Yannick, 37), Vukcevic (Diogo Salomão, 62) e Sinama-Pongolle (Saleiro, 45+1; Liedson, 87).
- Olympique de Lyon: Vercoutre, Abenzoar, Lovren, Boumsong (Nicolas Seguin, 64), Cissokho (Samuel Umtiti, 79), Gonalons (Rachid Ghezzal, 75), Ederson Campos (Grégoire Puel,75), Jimmy Briand, Pjanic (Jérémy Pied, 64), Godoy (Said Mehamah, 64) e Gomis (Kim Kallstrom, 45; Anderson, 90+1).
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Ação disciplinar: nada a registar.
Assistência: 24 831 espetadores.