Com as eleições presidenciais do FC Porto à vista, o ambiente no universo portista está agitado. Nuno Encarnação, conhecido sócio e figura ativa na discussão sobre o clube azul e branco, partilhou recentemente a sua opinião sobre o tema.
"A SAD do FC Porto anda em roda livre na gestão do clube", diz Nuno Encarnação, conhecido sócio dos dragões.
Em declarações na CMTV, um dos pontos mais impactantes abordados foi a consideração de Encarnação sobre a importância de garantir o apoio de Sérgio Conceição, atual treinador da equipa principal.
Ambos os candidatos já oficializados, André Villas-Boas e Nuno Lobo, expressaram o desejo de discutir o futuro do técnico, com Villas-Boas, em particular, levantando questões sobre a não renovação após a derrota contra o Inter de Milão na Liga dos Campeões de 2022/23.
"Ambos querem sentar-se à mesa com Sérgio Conceição. Daí, André Villas-Boas ter perguntado há uns meses o porquê de não se ter renovado depois da derrota contra o Inter de Milão", começou por dizer o adepto dos dragões.
"Este é um ponto comum onde o presidente do FC Porto, atual, poderia concretizar esse desejo. Ao contrário da Academia da Maia que acho que nem deveria passar para essa etapa", disse Encarnação, numa altura em que Villas-Boas pensa colocar a Academia do clube no Olival, se vencer as eleições.
A incerteza em torno da recandidatura de Pinto da Costa, após 40 anos à frente do FC Porto, adiciona um elemento de suspense ao escrutínio eleitoral.
Com Nuno Lobo e André Villas-Boas já formalizando as suas candidaturas, a ausência de uma confirmação por parte do atual presidente alimenta a especulação e intriga os adeptos.
A estratégia eleitoral de Pinto da Costa, segundo Encarnação, deve passar por assegurar o apoio de Sérgio Conceição, um trunfo crucial nas aspirações presidenciais.
"Eu tenho a certeza que Pinto da Costa vai fazer tudo por tudo, mas mesmo tudo por tudo, para ter alguma declaração de apoio até à altura final das eleições por parte de Sérgio Conceição. Tenho a certeza do que estou a dizer", observou o comentador.
"Tenho a certeza que a insistência vai ser feita até ao final", declarou Nuno Encarnação, sustentando esta ideia por 'todas as informações' que diz ter.
"Pinto da Costa sabe que Sérgio Conceição é um trunfo decisivo para ele"
"Por isso, vai até à exaustão tentar que Sérgio Conceição se atravesse na sua candidatura. Cá estaremos para ver se isto é verdade ou não é, mas a informação que eu tenho é esta", acrescentou.
Nuno Encarnação não poupou críticas à gestão atual, apontando que a SAD do FC Porto está a operar em 'roda livre', numa altura que no Dragão existe uma divergência de opiniões sobre a política de gestão de Pinto da Costa.
"No dia em que o senhor Pinto da Costa me chamar inimigo do FC Porto eu respondo-lhe à letra. Eu respondo-lhe à letra.
Agora por meias palavras não enfio a carapuça. Tenho quase 29 anos de sócio, pago as quotas para o senhor presidente ganhar o seu ordenado, e por isso tenho o direito de me expressar livremente", frisou Encarnação.
"SAD anda em roda livre na gestão do clube"
O sócio portista pede respeito pelas diferentes opiniões, defendendo o direito à expressão livre dos sócios e alertando para a necessidade de considerar as críticas como contribuições valiosas para o debate sobre o futuro do clube.
"Haja respeito por pessoas que hoje têm uma opção divergente porque houve falhas graves na gestão de Pinto da Costa, em que as pessoas não concordam com a sua política", pediu o comentador da CMTV.
Encerrando a sua intervenção, Nuno Encarnação apela a uma mudança de estratégia por parte de Pinto da Costa, exortando-o a ter respeito pelos sócios e a considerar as críticas como uma forma construtiva de contribuir para a melhoria do clube.
"Aconselho a que mude de estratégia, tenha respeito pelas pessoas, tenha respeito pelos sócios, porque os sócios são o seu maior património. O senhor Pinto da Costa não é dono do FC Porto", rematou Encarnação.