O Benfica, depois de uma prestação sólida na fase de grupos, tem agora pela frente um desafio de peso na Liga dos Campeões feminina, após o sorteio realizado esta terça-feira em Nyon.
"O Lyon tem muita tradição nesta competição. É uma equipa poderosa"
As encarnadas vão defrontar o Lyon nos quartos de final da Liga dos Campeões feminina, com a primeira mão a ser disputada em casa, no Estádio da Luz, no dia 19 de março, e a segunda no reduto das gaulesas, a 27 do mesmo mês.
Esta é uma oportunidade histórica para a equipa de Filipa Patão, que nunca antes chegou tão longe nesta prestigiada competição europeia.
No entanto, o desafio é de enormes proporções, uma vez que o Lyon é uma das potências do futebol feminino, com um impressionante palmarés que inclui oito títulos de campeão europeu.
Na sequência do sorteio, Luís Batista, o team manager da equipa feminina do Benfica, reconhece o poderio do adversário, mas demonstra confiança na capacidade das águias em alcançar um resultado positivo.
"O Lyon tem muita tradição nesta competição. Vencedora de oito Champions e de muitos campeonatos franceses, é uma equipa poderosa", começou por dizer o dirigente das águias, em declarações à Benfica TV, citado pelo jornal 'Record'.
Apesar das dificuldades esperadas, Luís Batista acredita que será "dois jogos muito bons" e destaca a ambição do Benfica em chegar às meias-finais.
"Não vão ficar com certeza muito abaixo do jogo que fizemos com o Barcelona. Estamos entre as oito melhores equipas da Europa e a ambição do Benfica é querer estar entre as quatro melhores"
O confronto com o Lyon promete ser emocionante, especialmente considerando o crescimento do Benfica no cenário europeu nos últimos anos.
Esta será a primeira vez que as águias disputam os quartos de final da Champions feminina, marcando assim um marco histórico para o clube da Luz.
"Por muita tradição que o Lyon tenha, crescemos enquanto equipa devido a todas estas presenças internacionais nos últimos anos. Penso que será mais interessante, será diferente", observou ainda o dirigente encarnado.
O Lyon, orientado pela treinadora lusodescendente Sonia Bompastor, também se mostrou satisfeito por defrontar uma equipa portuguesa nesta fase da competição.
No entanto, as gaulesas são as favoritas à passagem, tendo em conta o seu histórico na prova e a sua posição de destaque no futebol feminino internacional.
Caso o Benfica consiga superar o Lyon, terá pela frente o vencedor do embate entre o BK Häcken e o Paris Saint-Germain nas meias-finais.
O caminho até à final, marcada para 25 de maio em Bilbau, será árduo, mas as encarnadas estão determinadas a fazer história nesta edição da Liga dos Campeões feminina.