No universo do futebol, poucas coisas são tão fascinantes quanto a capacidade de transformar um jogador de "patinho feio" numa referência absoluta.
De 'patinho feio' a referência do ataque de Roger Schmidt
É precisamente este o percurso que tem sido trilhado por Arthur Cabral, avançado brasileiro que, após um início conturbado no Benfica, tornou-se uma peça fundamental no ataque encarnado, conquistando os adeptos e a confiança de Roger Schmidt.
Quando chegou ao clube da Luz proveniente da Fiorentina, por uma quantia a rondar os 20 milhões de euros, Arthur Cabral não era visto com os mesmos olhos que é hoje.
Viveu momentos delicados, inclusive episódios polémicos, como um gesto obsceno para com os adeptos à saída das garagens do Estádio da Luz.
No entanto, o seu desempenho em campo tem sido avassalador, marcando golos em sequência e assumindo-se como uma das principais referências no ataque das águias.
O camisola 9 do Benfica tem sido uma aposta regular de Roger Schmidt e tem correspondido com exibições consistentes e eficazes.
O seu rendimento em campo nos últimos jogos é um reflexo claro dessa evolução, e o avançado brasileiro já marca há três jogos consecutivos com a camisola encarnada.
No entanto, apesar da sua ascensão fulgurante, há quem considere que é ainda cedo para fazer uma avaliação definitiva sobre o seu desempenho e o valor do investimento feito pelo Benfica na sua contratação.
Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting e presidente do Grupo Stromp, salientou que Arthur Cabral tem "azar" por competir na mesma liga que Viktor Gyökeres, jogador do Sporting, o que acaba por gerar comparações entre os dois atletas.
"O azar dos Távoras do Arthur Cabral chama-se Gyökeres", começou por observar o sócio leonino, em declarações na CMTV, citado pelo jornal 'Bancada.pt'.
"Porque as pessoas comparam, as pessoas inevitavelmente comparam, custaram a mesma verba, vieram para o mesmo lugar e coitado do Arthur Cabral porque a comparação entre um e outro, neste momento...", acrescentou ainda Barbosa da Cruz.
Apesar das críticas e comparações, Arthur Cabral tem mostrado o seu valor dentro de campo, contribuindo decisivamente para o sucesso da equipa.
Recentemente, ajudou o Benfica a garantir a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, onde terá um confronto duplo marcado com o rival Sporting.
Em declarações após o jogo que levou os encarnados para as meias da prova rainha, Arthur Cabral expressou a sua satisfação pelo desempenho da equipa e prometeu continuar a dar o seu melhor pelo atual campeão nacional.
"Foi uma grande vitória, um bom jogo da equipa, demos um passo importante. Agora, vamos continuar a trabalhar para alcançar os objetivos na temporada", começou por dizer o brasileiro.
"Este é o Arthur Cabral que ajuda a equipa, não apenas a fazer golos. O meu foco é continuar a evoluir e ajudar a equipa, seja como for", prometeu o avançado.