O mundo do futebol português encontra-se, uma vez mais, no epicentro das discussões, com Paulo Bento, atual selecionador dos Emirados Árabes Unidos, a lançar luz sobre dois médios que têm estado em foco: João Moutinho, do Sp. Braga, e João Neves, do Benfica.
"É um jogador fantástico e uma referência nacional para mim"
As observações de Paulo Bento, feitas no programa 'Titulares' transmitido pela Sport TV, destacam a evolução destes jogadores, não apenas no campo, mas também ao longo das suas carreiras, alimentando uma comparação que promete gerar debates acalorados.
"Diria que têm os dois um talento defensivo que se vê muito pouco. A forma como entendem o jogo, como sabem o que o adversário vai fazer, como sabem preencher os espaços nos variados momentos", disse recentemente o técnico luso.
Durante a conferência de imprensa de antevisão ao próximo jogo do Benfica contra o Toulouse, para a Liga Europa, João Neves, o médio dos encarnados, respondeu aos elogios de Paulo Bento com humildade e determinação.
"Fico feliz por me compararem com o João Moutinho, um jogador que respeito, tanto dentro de campo como fora. É um jogador fantástico e uma referência nacional para mim", começou por dizer o médio encarnado.
Ao fazer um balanço do ano que passou desde a sua estreia na equipa principal do Benfica, João Neves destacou a rapidez com que se adaptou ao nível sénior.
"Tem sido um ano muito bom. Foi tudo muito rápido, tenho-me adaptado da melhor maneira, também tive a sorte de os meus companheiros de equipa me terem ajudado a crescer enquanto jogador e pessoa", destacou Neves.
"É um ano, mas já conquistei muito e já fiz algo pelo futebol. Mas não ficarei por aqui, quero fazer muito mais", acrescentou uma das principais figuras do encarnados na presente temporada.
No entanto, a ascensão meteórica de João Neves não passou despercebida nos corredores internacionais, com rumores a sugerirem o interesse de clubes de topo mundial na sua contratação.
Questionado sobre essas especulações, o médio do Benfica e internacional pela seleção A de Portugal assegurou estar totalmente concentrado no presente.
"Neste momento, a minha vontade é acabar a época da melhor maneira em termos individuais e coletivos", destacou, citado pelo jornal 'Record'.
No entanto, quando confrontado com a incerteza quanto ao seu futuro na próxima época, João Neves admitiu a sua incapacidade de prometer a sua permanência na Luz.
"Na próxima época, onde quer que esteja, vou dar o máximo. A minha vontade, neste momento, é continuar no Benfica. Depois, nunca se sabe, não consigo prometer nada"
"Prometo dar o máximo em cada treino e jogo. Acho que essa é uma das minhas maiores qualidades. Estou focado no Benfica e ainda mais no jogo de amanhã [quinta-feira]. Penso dar o máximo em todos os jogos e treinos", rematou João Neves.