O panorama do futebol português encontra-se novamente no centro das atenções, destacando-se as recentes observações de Paulo Bento, atual selecionador dos Emirados Árabes Unidos, sobre dois médios portugueses: João Moutinho, do Sp. Braga, e João Neves, do Benfica.
"Fico feliz por ser comparado com João Moutinho, um jogador que respeito profundamente"
O experiente técnico português, que já esteve ao leme da seleção nacional, elogiou a dupla pela sua notável capacidade defensiva, sublinhando a inteligência tática e a leitura de jogo que ambos possuem.
Numa entrevista ao programa 'Titulares' transmitido pela Sport TV, Paulo Bento enalteceu as características defensivas pouco comuns nos médios, destacando a compreensão do jogo e a capacidade de ocupação de espaços de Moutinho e Neves.
A declaração do atual selecionador dos Emirados Árabes Unidos lançou um olhar mais atento sobre o papel crucial dos médios nas suas respetivas equipas.
Na conferência de imprensa de antevisão ao contra o Toulouse, para a Liga Europa, João Neves, médio que tem assumido um papel de relevância cada vez maior no esquema tático de Roger Schmidt, respondeu aos elogios de Paulo Bento com humildade e determinação.
"Fico feliz por ser comparado com João Moutinho, um jogador que respeito profundamente, tanto dentro como fora de campo. Ele é uma verdadeira referência nacional para mim", afirmou Neves, evidenciando a sua gratidão e consideração pelo experiente médio.
O intercâmbio de elogios não se limitou a esta troca, pois João Moutinho, também em declarações à Sport TV, retribuiu os comentários de João Neves, salientando as semelhanças entre ambos.
"É um jogador que tem um futuro brilhante pela frente e nota-se que tem cabeça, que tem tranquilidade para fazer aquilo de que mais gosta, que é jogar futebol", começou por dizer o médio bracarense.
"E mostra toda a sua qualidade dentro de campo, é um jogador que vai continuar a mostrar as suas qualidades e a sobressair em qualquer clube que esteja", destacou Moutinho.
"Se formos ver em termos característicos, em termos de altura, em termos daquilo que fazemos dentro de campo, posição e tudo, podemos ter algumas semelhanças, sim", acrescentou o experiente médio luso.
"Vejo muita qualidade no João Neves. É um jogador extremamente inteligente, que se posiciona muito bem, tem uma agressividade muito grande", rematou João Moutinho.
Com 35 jogos pelo Benfica nesta temporada e uma estreia na seleção A das quinas, João Neves é considerado um dos maiores talentos do plantel encarnado e, na voz de João Tralhão, figura relevante em mais de uma década de formação do Benfica, o médio é 'o menino cola tudo'.
Além disso, a sua cláusula de rescisão de 120 milhões de euros reflete o interesse e a cobiça de clubes europeus, com o Manchester United entre os principais interessados.
O futuro de João Neves parece promissor, com ambições de representar Portugal no Euro 2024, que será realizado na Alemanha.
Com sua qualidade em campo e reconhecimento de figuras como Paulo Bento e João Moutinho, o jovem médio do Benfica permanecerá, certamente, no centro das atenções do futebol nacional e internacional.