O clima político no FC Porto está a atingir o seu auge, à medida que as eleições se aproximam. Os candidatos e as figuras que integram as suas listas estão a intensificar os esforços de campanha, e a troca de acusações e críticas entre as diferentes candidaturas está a subir de tom.
"Nem estão interessados em debater ideias", critica Koehler.
Uma das figuras que assumiu protagonismo nos últimos dias foi João Rafael Koehler, empresário que, outrora crítico da gestão de Pinto da Costa, surge agora como um dos nomes fortes na lista do atual presidente dos dragões.
Em recentes declarações ao jornal 'A Bola', Koehler apresentou soluções para os desafios financeiros enfrentados pela SAD portista e aproveitou para atacar a candidatura de André Villas-Boas, antigo técnico do FC Porto e agora o principal opositor de Pinto da Costa.
A principal controvérsia entre as duas partes centra-se na localização do novo centro de treinos dos dragões. Enquanto o atual líder máximo dos azuis e brancos defende a construção do centro na Maia, Villas-Boas propõe que este seja edificado em Vila Nova de Gaia, caso vença as eleições de abril.
Ora, face a este desejo do ex-treinador do FC Porto, Koehler não poupou nas críticas, chegando mesmo a comparar Villas-Boas ao controverso ex-presidente do Benfica, João Vale e Azevedo.
"Um dia, 'os contratos todos que o FC Porto fez vou rasgá-los todos'. Só houve uma pessoa que me recordo de ter dito dito isso, que foi o Vale e Azevedo", começou por dizer o empresário, citado pelo jornal 'A Bola'.
"Portanto, nesse aspeto, está a copiar um estilo do Vale e Azevedo e, também, na altura, o Vale e Azevedo tinha muito apoio da comunicação social, de uma certa comunicação social de Lisboa. Nesse aspeto, muito parecidos", observou Koehler.
Um dos nomes fortes da lista de Pinto da Costa criticou de seguida as propostas de Villas-Boas, acusando-o de não debater ideias e de apresentar projetos inviáveis.
"Nem estão interessados em debater ideias. Quando alguém me diz 'eu vou fazer uma academia' num terreno que é reserva ecológica, onde não dá para fazer... a Comunicação Social de Lisboa aplaude", criticou.
"Vai resolver os problemas financeiros do FC Porto em 12 ou 15 anos. Tudo aplaude. São ideias espetaculares, mas com algum escrutínio isto não passava em lado nenhum do mundo, isto é mau demais para ser verdade, é muito fraco", acrescentou João Rafael Koehler.
O empresário destacou ainda a importância de avaliar cuidadosamente as propostas dos candidatos e expressou preocupação com a falta de análise sobre o projeto de Villas-Boas para o centro de treinos em Vila Nova de Gaia.
"Sem qualquer tipo de dúvida. Acho que o tratamento é diferente, aliás dei-vos aqui alguns exemplos. Se fizesse parte de uma candidatura que estava a projetar uma academia num determinado local, tentava perceber se aquilo era possível ou se não era possível, mas ninguém lá foi", rematou.