A contratação do avançado sueco Viktor Gyokeres pelo Sporting no início da temporada veio despertar uma grande expectativa entre os adeptos leoninos e, verdade seja dita, a chegada do internacional sueco a Alvalade não tem decicionado.
"É uma oportunidade única para trabalhar conceitos defensivos", reconhece Roberto Martínez.
Proveniente do Coventry, da segunda divisão inglesa, por uma quantia a rondar os 20 milhões de euros, Gyokeres foi recebido com alguma apreensão por parte dos adeptos leoninos, dada a incerteza sobre a sua capacidade de adaptação ao futebol português e ao nível de exigência da Primeira Liga.
No entanto, desde os primeiros jogos com a camisola verde e branca, o avançado sueco tem vindo a conquistar o seu espaço e a afirmar-se como uma peça fundamental no esquema tático de Rúben Amorim.
Com apenas 25 anos, Gyokeres tem demonstrado uma maturidade e qualidade de jogo que têm surpreendido até os mais céticos.
A sua presença em campo tem sido sinónimo de golos e assistências, contribuindo de forma decisiva para os bons resultados alcançados pela equipa do Sporting.
Com uma capacidade de finalização apurada e uma visão de jogo invejável, o avançado sueco tem sido uma verdadeira dor de cabeça para as defesas adversárias.
Na véspera do encontro particular entre a Suécia e Portugal, o selecionador nacional, Roberto Martínez, analisou a seleção adversária e não resistiu em deixar rasgados elogios ao avançado do Sporting.
Quanto à seleção sueca, o selecionador das quinas destacou a atitude 'competitiva' da equipa, evidenciando o facto da Suécia ter avançados de 'grande qualidade', vai permitir a Portugal trabalhar com mais pormenor os processos defensivos.
"A atitude da Suécia é competitiva: um novo treinador, uma nova era... e analisando a qualidade individual é uma equipa para estar no Europeu", começou por dizer Martínez, citado pelo 'ZeroZero'.
"Os avançados da Suécia são de alto nível e dá-nos uma oportunidade para trabalhar conceitos defensivos. É essencial", acrescentou.
Na conferência de imprensa de antevisão à partida, que se irá realizar esta quinta feira no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, o técnico da seleção das quinas foi confrontado sobre se tem um antídoto para parar Gyokeres, avançado que se tem assumido como a grande revelação do campeonato português.
"Acho que o Gyokeres é uma das melhores contratações do mercado de verão do futebol europeu. É fantástico estar no futebol português", afirmou o treinador espanhol.
"Precisamos de trabalhar a linha defensiva e não defender um jogador. Joga de forma diferente na seleção e no Sporting. É uma oportunidade única para trabalhar conceitos defensivos. Objetivo não é parar um jogador", rematou Roberto Martínez.