No desenrolar do primeiro dérbi da semana, o Sporting assegurou a sua presença na final da Taça de Portugal, relegando o Benfica para fora da competição após um empate a duas bolas no Estádio da Luz.
"Neste momento a equipa está montada e é só deixar seguir o caminho", destacou antigo médio dos encarnados.
Com uma vantagem conquistada na primeira mão, em Alvalade, os leões enfrentaram os encarnados na Luz e conseguiram conter o ímpeto ofensivo dos rivais, encerrando a eliminatória com um empate que lhes garantiu um agregado de 4-3 no placard global.
Esta eliminação na prova rainha representa mais uma desilusão para o atual campeão nacional na presente época, que já havia falhado a final da Taça da Liga ao ser derrotado nas meias-finais pelo Sporting de Braga.
No entanto, apesar destes contratempos que vão agitando as águas da Luz, o Benfica mantém-se focado na reta final da temporada, continuando a lutar em duas frentes: o campeonato nacional e a Liga Europa.
Assim sendo, o próximo embate entre Benfica e Sporting, agendado para sábado em Alvalade, reveste-se de uma importância acrescida, podendo ser determinante na definição do desfecho do campeonato nacional.
Neste sentido, para João Alves, antigo médio dos encarnados, este dérbi pode definir o rumo do campeonato, com a equipa vencedora a ganhar uma vantagem psicológica crucial na reta final da época.
"É um jogo pode decidir o campeonato. No caso de o Benfica perder, é evidente que as coisas estão praticamente arrumadas", começou por afirmar o ex-jogador português.
"Caso o Benfica ganhe, fica com grandes chances de poder ser campeão e as equipas vão sentir isso mesmo", acrescentou o 'luvas pretas', em declarações à 'Rádio Renascença'.
O jogo de Alvalade será o segundo da semana e o quarto da época entre águias e leões, com Benfica e Sporting a chegarem ao encontro acabados de cumprir um duelo nas meias-finais da Taça de Portugal que sorriu ao emblema verde e branco.
Apesar da eliminação na prova rainha, Alves destaca os sinais positivos demonstrados pelos comandados de Roger Schmidt, sublinhando que a equipa encarnada permanece competitiva e determinada.
"O Benfica deu bons sinais, de que está vivo e bem vivo", destacou o antigo médio das águias.
Quanto às escolhas táticas de Schmidt para este confronto, João Alves está confiante de que o treinador alemão não fará alterações drásticas, uma vez que a equipa já encontrou a sua identidade.
"Finalmente, depois deste tempo todo, chegou-se à conclusão de qual é a equipa tipo do Benfica. Neste momento a equipa está montada e é só deixar seguir o caminho", rematou o 'luvas pretas'.