Depois de uma primeira metade da época em que a incógnita imperava sobre as escolhas de Sérgio Conceição para o eixo da defesa portista, o FC Porto fez uma jogada de mestre no mercado de transferências de janeiro, ao garantir os serviços de Otávio Ataíde, proveniente do Famalicão.
"É um defesa-central muito rápido, pé esquerdo, com a idade que ele tem", elogiou o presidente da SAD do Famalicão.
Vindo do conjunto famalicense, clube conhecido pela forma como contrata e vende, o defesa-central brasileiro rapidamente conquistou um lugar como titular na equipa azul e branca, demonstrando as qualidades que Conceição procurava para reforçar a defesa portista e emparelhar com Pepe, isto após a saída conturbada de David Carmo do Dragão.
A sua rápida adaptação ao ritmo e exigências do FC Porto, e mais precisamente de Sérgio Conceição, mostram não apenas a sua qualidade técnica, mas também a sua maturidade e capacidade de se impor num contexto mais exigente.
A transferência de Otávio Ataíde não passou despercebida no mercado, com os dragões a desembolsarem 12 milhões de euros por 80% do passe do jogador brasileiro.
No entanto, segundo Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, a valorização de Otávio já ultrapassa esse valor, destacando as características únicas do jogador que o tornam um ativo valioso para o FC Porto.
"Deveu-se essencialmente à qualidade do jogador, é um defesa-central muito rápido, pé esquerdo, com a idade que ele tem... É um jogador que chegou ao Arsenal e fez o jogo que fez", começou por dizer o dirigente do Famalicão, em declarações ao Canal 11.
"Atrevo-me a dizer que hoje o FC Porto, podia vendê-lo pelo dobro à distância de uma chamada"
Além de Otávio, o Famalicão também tem sob os holofotes outro talento emergente, Gustavo Sá. O jovem médio tem sido uma peça importante na equipa, demonstrando não apenas habilidade técnica, mas também um potencial que atrai olhares de clubes de maior dimensão, como o Sporting.
"O Gustavo tem 19 anos, é titular na Liga, está nos 100 melhores jovens do mundo, foi chamado à seleção de sub-21, é um médio com uma estampa física tremenda. É óbvio que será um ativo muito importante do Famalicão", observou.
"O Gustavo Sá vai personificar mais do que as outras vendas todas, porque é um jogador made in Famalicão. À volta de todo o edifício da formação Famalicão, ter uma referência como o Gustavo Sá será muito importante. Gostava muito que a carreira dele prosperasse porque, para o Famalicão, será sem dúvida nenhuma a operação mais importante de todas", acrescentou.
Com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, Gustavo Sá é visto como um ativo valioso para o Famalicão, e Miguel Ribeiro garante que o clube está preparado para negociar caso apareçam propostas que correspondam ao valor do jogador.
"Se o Famalicão receber uma proposta dentro do que o Gustavo Sá representa… Tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, se baterem a cláusula garanto que sai", finalizou.
Acompanhe todas as movimentações do Mercado de transferências.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.