Roger Schmidt, o treinador alemão que chegou ao Benfica com pompa e circunstância e com a promessa de recolocar os encarnados numa rota consistente de conquistas, enfrenta agora um período turbulento à medida que a temporada se aproxima do seu clímax.
"Mesmo com uma época abaixo das expectativas, Schmidt pode fazer um upgrade para um dos maiores clubes europeus", observou Luís Miguel Henrique, comentador da CMTV.
Após uma estreia triunfante na Luz, onde conduziu as águias ao título de campeão nacional, bem como a uma campanha bem conseguida na Liga dos Campeões, a sua segunda temporada em solo português tem sido marcada por uma série de desafios e desilusões para os adeptos encarnados.
A jornada do técnico alemão na presente temporada começou como acabou a última, com promessas de triunfos e com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, o que fazia prever uma continuidade no que toca aos títulos.
No entanto, desde então, o Benfica tem enfrentado uma montanha-russa de resultados, com oscilações e falhas notáveis, o que tem feito crescer a onde de insatisfação dos adeptos em torno de Roger Schmidt, com muitos a pediram a sua saída do clube da Luz no final da época.
Contudo, o técnico afirma estar de corpo e alma no Benfica, e em resposta à crescente contestação, Roger Schmidt optou por manter uma postura firme, reiterando o seu compromisso com o clube.
"Vou permanecer no Benfica até 2026 e é por isso que renovei o contrato. Sinto que tenho um grande desafio aqui em Portugal", afirmou o técnico germânico, este sábado, na conferência de imprensa de antevisão ao próximo encontro dos encarnados.
No entanto, a especulação em torno do futuro de Roger Schmidt no emblema encarnado intensificou-se nos últimos dias, com rumores que dão conta do interesse do Bayern Munique no treinador alemão.
Para alimentar ainda mais a incerteza e especulação, surgiram notícias de que Roger Schmidt terá mesmo manifestado o seu interesse na proposta do clube bávaro e estará disposto a deixar o Benfica no final da época.
Face a estes desenvolvimentos e ás declarações do técnico das águias, Luís Miguel Henrique, advogado e atual comentador da CMTV, afirmou que, se aconteceu a tal conversa entre Roger Schmidt e os responsáveis do Bayern, achou prematuro o técnico das águias ter falado já no assunto.
"Primeiro, acho que era cedo para que Roger Schmidt falar no assunto. Se aconteceu, e temos um se grande, se aconteceu, era extremamente prematuro", começou por dizer Luís Miguel Henrique, antes de dar conta de um cenário que apelida de 'idílico'.
"Isto é um cenário idílico, é um cenário idílico porque o Bayern de Munique poderá ter o treinador sob contrato, mas que não paga a cláusula de rescisão. O Benfica, que não quer o treinador, livra-se do treinador e não paga os valores todos"
Luís Miguel Henrique destacou ainda que, apesar de uma época que ficou aquém das expetativas, depois de um forte investimento no plantel, Roger Schmidt poderá, mesmo assim, fazer um upgrade na sua carreira, podendo assumir, segundo o comentador, um dos maiores clubes europeus da atualidade.
"E Roger Schmidt, mesmo tendo uma época muito abaixo das expectativas, consegue fazer um upgrade para um dos maiores clubes europeus, nomeadamente o maior clube, claramente, da sua terra de Natal, que é a Alemanha", destacou.
"Portanto, se isto estiver para acontecer, sinceramente, nem que os astros estivessem todos alinhados, se podia desenhar uma solução melhor", concluiu.