A trajetória de Viktor Gyökeres no Sporting tem sido uma verdadeira história de sucesso, surpreendendo muitos e conquistando os corações dos adeptos leoninos desde o momento em que chegou a Alvalade por uma quantia considerável de 20 milhões de euros.
"O scouting do Benfica tinha visto 32 vezes o Gyökeres e para onde é que ele foi? Para o Sporting", comentou o conhecido adepto portista Nuno Encarnação.
Desde então, o internacional sueco demonstrou ser uma peça fundamental no esquema tático delineado por Rúben Amorim, desempenhando um papel crucial na conquista do título de campeão nacional na presente época.
Os números impressionantes do avançado nórdico falam por si só: em 49 jogos com a camisola dos leões, Gyökeres marcou por 43 vezes e ainda contribuiu com 14 assistências para golo dos seus colegas de equipa.
Esta performance do possante avançado sueco solidificou a sua posição como uma das principais referências do ataque do Sporting esta época e destacou-o como um dos jogadores mais influentes do campeonato português.
Recentemente, surgiram rumores sobre uma possível abordagem do Benfica para contratar Gyökeres, após avaliações do departamento de scouting do clube encarnado.
No entanto, Rui Costa, líder máximo do Benfica, esclareceu que a decisão de não avançar com a contratação do jogador foi tomada com base na avaliação da equipa técnica, que considerou que o plantel já estava bem servido naquela posição.
"Sinalizados pelo scouting do Benfica estão centenas de jogadores. Resta saber se naquele momento precisamos ou não de alguém para aquela posição", começou por explicar Rui Costa.
"Falou-se tanto desse caso, que o tínhamos sinalizado e perdemos. Nós nunca atacámos porque na altura não precisávamos pois tínhamos o Gonçalo Ramos, que sai muito depois de o Sporting o ter contratado", comentou ainda o líder das águias.
Apesar das garantias dadas pelo líder encarnado, surgiram especulações sobre uma possível colaboração entre o Benfica e o Sporting no que diz respeito ao scouting de jogadores, isto numa altura em que os leões estão perto de fechar a contratação de um guarda-redes que também já esteve na órbita da Luz.
Nuno Encarnação, gestor e conhecido associado do FC Porto, sugeriu que o Sporting estará a beneficiar do scouting do Benfica, aproveitando os excedentes de jogadores observados pelo rival da Segunda Circular.
"Eu acho que não há scouting no Sporting, deve haver um scouting na Luz que fornece os excedentes dos jogadores que veem ao Sporting", começou por comentar o sócio azul e branco, em declarações na CMTV.
"Há aqui uma aliança grande na Segunda Circular que me emociona muito. Acho que é uma poupança de recursos para o Sporting", observou Encarnação.
"Eu estou encantado com o scouting do Benfica. Não do Sporting, é do Benfica", acrescentou o comentador afeto aos dragões, citado pelo jornal 'Bancada.pt'.
No entanto, antes de terminar, Encarnação puxou da sua ironia para elogiar o departamento de scouting do Benfica em detrimento do do Sporting, ironizando que Viktor Gyökeres foi observado pelos encarnados em 32 ocasiões e, mesmo assim, acabou por rumar aos leões.
"O scouting do Benfica tinha visto 32 vezes o Gyökeres e para onde é que foi o Gyökeres? Para o Sporting", rematou Nuno Encarnação.