Roberto Martínez está sob ponto de mira nas críticas lusas por causa da exibição da Seleção Nacional no arranque do Euro2024 para as cores portuguesas. Apesar da vitória, arrancada 'a ferros' nos instantes finais, o rendimento luso não agradou e as opções do técnico. Contudo, Fernando Mendes, ex-internacional português, sai em defesa do técnico espanhol.
"Temos tido sempre seleções fantásticas. Jogadores fantásticos. Eu gostava de saber: era o Fernando Santos que tinha jogadores fantásticos, não jogávamos nada, ganhamos. Tanta crítica com os jogadores fantásticos que temos, digam qual é o treinador que mete esta gente a jogar?", questionou Fernando Mendes.
O antigo internacional português recordou ainda que a Seleção Nacional tem mostrado números importantes no que toca a vitórias em jogos oficiais com Roberto Martínez.
E, de resto, Mendes lembrou que já com Fernando Santos ouvia este tipo de narrativas, mas o engenheiro conduziu Portugal a duas vitórias em competições europeias.
"Raramente perdemos um jogo, andamos ali e é tudo sofrido, raramente perdemos, nunca ganhamos nada, ganhámos o Campeonato da Europa [em 2016], a Liga das Nações [2018], estamos em todas as provas com grandes jogadores. Raramente perdemos um jogo", observou Fernando Mendes.
Por isso, agora que as críticas também se fazem ouvir e sentir na direção de Roberto Martínez, o ex-futebolista questiona sobre quem os portugueses querem a dirigir a Seleção Nacional.
"Digam-me um treinador que consiga meter e tirar o melhor destes jogadores", desafiou Fernando Mendes, em declarações na CMTV.
"Se está sempre tudo tão mal, digam-me um, arranjem um que chegue aqui e seja aos cinco e aos seis, sempre a andar, digam um", vincou o desafio.
Portugal entrou a vencer no Euro2024, em Leipzig. A turma lusa esteve a perder mas conseguiu dar a volta ao marcador. Primeiro, o golo do empate apareceu na sequência de um autogolo dos checos. Depois, Francisco Conceição, após assistência de Pedro Neto, balançou as redes e lançou a festa lusa, algo que foi visto como um ato de "muita sorte" para Roberto Martínez.