loading

"Negócio de Francisco Conceição é como o do Otávio, cheira a esturro"

A continuidade de Francisco Conceição no FC Porto permanece uma incógnita. Após um ano em Amesterdão ao serviço do Ajax, o jovem extremo voltou ao Dragão, onde sob a batuta de Sérgio Conceição se destacou na segunda metade da época com golos e assistências que encantaram os adeptos portistas.

"Negócio de Francisco Conceição é como o do Otávio, cheira a esturro"
Depositphotos

"Porque é que não terá condições? Se o clube decidir que ele tem que ficar, ele tem que ficar e tem de jogar, ponto", observou o antigo internacional português Fernando Mendes.

Francisco Conceição, jovem extremo português de apenas 21 anos, rapidamente se tornou uma peça chave no esquema do FC Porto, mostrando uma maturidade e habilidade que não passaram despercebidas.

As suas exibições de dragão ao peito valeram-lhe uma convocatória para a seleção principal de Portugal, comandada por Roberto Martínez, onde se destacou ao marcar um golo crucial no jogo inaugural do Euro 2024 contra a Chéquia, garantindo a vitória da equipa das quinas.

Apesar do sucesso evidente no relvado, o futuro de Francisco Conceição no FC Porto é incerto. O jovem jogador atraiu o interesse de vários clubes europeus, e apesar da sua importância no esquema tático da equipa da Invicta, a SAD azul e branca, agora liderada por André Villas-Boas, não descarta a saída do camisola 10 dos dragões.

"Acho muito estranho, quer dizer tem uma cláusula de 30 milhões de euros e não aparece ninguém"

Esta incerteza que paira sobre o futuro de Conceição levou Fernando Mendes, antigo internacional português e agora comentador desportivo, a expressar a sua opinião na CMTV.

O comentador afeto ao Sporting defende que, apesar das circunstâncias, Francisco Conceição deve permanecer no FC Porto se o clube assim o decidir, argumentando que, como profissional, o jovem extremo luso deve cumprir o seu contrato, independentemente das mudanças na equipa técnica.

"Porque é que não terá condições? Se o clube decidir que ele tem que ficar, ele tem que ficar e tem de jogar, ponto. Vai ficar amuado porque o pai foi embora? Ele não é profissional de futebol? Ele não joga sozinho, se fosse sozinho ia embora, não, ele tem um contrato, só tem que ficar", começou por defender Mendes.

"Se não aparecer uma proposta para ele se ir embora, ele só tem que ficar, e o que é que ele vai fazer, vai amuar? Vai jogar para a equipa B? Vai andar ali amuadinho? Não faz sentido. Pelo menos pelo que conheço, que vejo do carácter do Chico não me parece que isso vá acontecer", acrescentou o comentador afeto ao Sporting.

No entanto, Mendes também levantou questões sobre a falta de propostas concretas para a contratação de Francisco Conceição, que tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

"Acho muito estranho, quer dizer tem uma cláusula de 30 milhões de euros e não aparece ninguém, amanhã se calhar aparece um clube a dar 45 milhões e o FC Porto já aceita porque é um pagamento faseado. Então quer dizer, não dão 30 milhões, isso cheira-me mal este negócio sinceramente", observou Mendes.

Francisco Conceição, muitas vezes descrito como um jogador "ranhoso" e "chato", é conhecido pela sua agressividade e capacidade de sofrer faltas, características que o tornam valioso em campo. Mendes acredita que muitos clubes estão interessados no jovem jogador devido a essas qualidades únicas.

"Não acho que seja nenhum Maradona, mas acho que é um excelente jogador, acredito que haja muitos e bons clubes interessados no Francisco Conceição, é um jogador diferente, é chamado aquele jogador 'ranhoso', aquele jogador chato, que sofre muitas faltas e é agressivo. É um jogador muito interessante, mas cheira-me mal isto", frisou.

O antigo internacional português frisou ainda que a melhor solução para Francisco Conceição será abandonar o Dragão, contudo defende que, apesar de ter visto o pai dizer adeus ao clube, se o jogador luso continuar a envergar a camisola azul e branca, terá o mesmo desempenho da última época.

"Se acho que era melhor para o Chico sair do FC Porto, eu acho que sim, por tudo isto que envolve, por toda esta confusão, se vai afetar o rendimento dele se ficar, não acredito. Acho que vai continuar a ser o mesmo Francisco Conceição", defendeu o agora comentador.

Antes de terminar a sua intervenção, Mendes não deixou de notar que toda esta 'operação Conceição' lhe parece muito estranha, questionando uma vez mais o porquê de nenhum clube querer aproveitar a oportunidade de contratar o jovem jogador português por 30 milhões, ao invés dos 45 milhões de euros da cláusula.

"Agora acho isto muito estranho, têm aqui uma oportunidade e não venham com aquela conversa dos 20% para ele, se aparecesse um clube interessado, 'neste momento temos aqui um excelente jogador, que é, por 30 milhões, porque é que não apareceu?", questionou o antigo internacional português.

Fernando Mendes comparou a situação de Francisco Conceição à de Otávio, médio que deixou o FC Porto na época passada para rumar ao Al Nassr. Mendes sugere que há algo de suspeito na forma como os negócios são conduzidos no clube

"É como o negócio do Otávio, isto cheira a esturro. Então quer dizer, tinha ali 30 milhões, e no dia a seguir já não sai, só sai pela cláusula, no dia a seguir já sai por mais 20 milhões ou 30, há aqui qualquer coisa que não bate certo, lamento dizer isto", rematou Fernando Mendes.

Acompanhe todas as movimentações do Mercado de transferências.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem está a reforçar-se melhor no mercado?