O nome de Gonçalo Inácio tem sido um dos mais discutidos nesta janela de transferências. O jovem central do Sporting é visto como um dos ativos mais valiosos do clube leonino, atraindo interesse de gigantes europeus como Liverpool, Chelsea e Manchester United.
"Inácio é um caso raro em termos da forma como a sua carreira evoluiu", comentou o conhecido adepto sportinguista André Pinotes Batista.
No entanto, a administração do Sporting, liderada por Frederico Varandas e com Rúben Amorim no comando técnico, está determinada a manter o jogador em Alvalade.
Segundo o portal britânico 'CaughtOffside', o Liverpool está particularmente interessado em Gonçalo Inácio como possível substituto de Virgil van Dijk, cuja permanência em Anfield ainda não está assegurada.
A publicação indica avanços nas negociações entre os clubes, apesar de ainda não haver uma oferta oficial. A cláusula de rescisão do jovem central português, fixada em 60 milhões de euros, é um ponto de referência nas negociações, embora se especule que o Sporting possa estar disposto a negociar por valores ligeiramente inferiores.
Outros clubes da Premier League, como Chelsea, Manchester United e Newcastle, também demonstraram interesse, mas até ao momento, não chegaram propostas concretas à mesa da direção leonina.
Com 22 anos, Gonçalo Inácio tornou-se uma peça fundamental na equipa de Rúben Amorim. A sua evolução tem sido notável, consolidando-se como titular e assumindo um papel de liderança dentro do balneário, especialmente após a saída de Sebastián Coates.
O central português, agora um dos capitães do Sporting ao lado de Hjulmand e Daniel Bragança, manifestou a sua intenção de permanecer em Alvalade, uma decisão que alinha com os planos da administração leonina.
A administração do Sporting está ciente da inevitabilidade de realizar algumas vendas para equilibrar as finanças, especialmente em ano de Liga dos Campeões.
Neste sentido, André Pinotes Batista, conhecido adepto e comentador do Sporting, comentou a situação de Inácio na CMTV, destacando a necessidade de Frederico Varandas tomar decisões estratégicas sobre quais jogadores que poderão deixar Alvalade.
"Eu diria que é a inevitabilidade de ter que vender. O Sporting tem que tomar uma opção dentro dos jogadores que tem," começou por afirmar Pinotes Batista.
O comentador afeto ao Sporting mencionou que a recente venda de Paulinho, avançado que deixou os leões para reforçar o Toluca, e que gerou cerca de 10 milhões de euros, foi uma medida inicial, mas que agora o clube precisa decidir entre jogadores centrais como Gyokeres, Hjulmand e Inácio.
"E, portanto, aqui o que se coloca é que temos que escolher das peças mais centrais do Sporting, e aqui não é por ele ser central, talvez seja o mais fácil de substituir entre Gyokeres, Hjulmand e Inácio, que são a espinha dorsal do Sporting," observou o comentador.
Pinotes Batista argumenta que Gonçalo Inácio poderia ser a escolha mais viável para uma venda lucrativa sem comprometer demasiado a competitividade do plantel. A sua posição no sistema de jogo do Sporting e a quantidade de opções disponíveis na defesa tornam-no um candidato potencial para gerar um elevado encaixe financeiro.
"Talvez Gonçalo Inácio, pelo sistema em que o Sporting joga, pela quantidade de jogadores que o Sporting tem naquela posição, possa ser o que realiza mais dinheiro, não ferindo a competitividade do plantel do Sporting", assumiu.
"Agora, uma questão, o Gonçalo Inácio é um caso também raro em termos da forma como a sua carreira evoluiu", acrescentou o confesso adepto sportinguista.
Antes de terminar a sua intervenção, Pinotes Batista destacou a evolução de Inácio com a camisola dos leões, frisando que o central partiu atrás de Eduardo Quaresma mas que acabou por conquistar lugar na equipa de Amorim e tornar-se indiscutível aos 22 anos na equipa principal do Sporting.
"Ele já tem mais de 100 jogos pela equipa do Sporting e parece que joga há muito tempo na equipa principal, mas ele começou em 2020 e não era titular, estava atrás de alguém que eu gosto muito, o Eduardo Quaresma, e acabou por conquistar dali terreno e tornar-se-lhe indiscutível aos 22 anos", rematou André Pinotes Batista.
Acompanhe todas as movimentações do Mercado de transferências.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.