Os estádios desportivos não são apenas locais, mas símbolos que despertam a história, a cultura e a paixão dos adeptos de todo o mundo. Desde o barulho produzido pelas pessoas a vibrar pela sua equipa até a aparência deslumbrante desses edifícios, esses estádios são um verdadeiro deleite para os torcedores. Este artigo irá guiá-lo na identificação de alguns dos maiores estádios do mundo para visitar. Spoiler alert: Um deles é Português, mas vamos começar pelo país vizinho.
O FC Barcelona é um clube de futebol com sede em Barcelona, Espanha, e o Camp Nou é o maior estádio de futebol da Europa. É realmente um estádio amplo, com capacidade para mais de 99.000 pessoas e que já abrigou alguns dos jogadores de futebol mais talentosos. O estádio oferece visitas guiadas, onde os turistas podem aprender muito sobre a história do estádio e até visitar o museu do FC Barcelona. É um fã de futebol? Então não se fique pela visita ao museu e tenha a experiência completa. Como? Basta comprar ingressos para La Liga e assistir ao pequeno Yamin Lamal a brilhar.
O Estádio de Wembley é o santuário do futebol; tem sido palco de muitos jogos de futebol importantes e outros eventos desde que foi inaugurado em 1923. O estádio foi ampliado e desenvolvido ao longo dos anos até atingir o status atual de mais de 90.000 lugares sentados. Usado pela seleção inglesa de futebol, Wembley já viu de tudo, desde a Copa do Mundo de 1966 até inúmeras finais da Copa da Inglaterra.
A conhecida instalação desportiva e de entretenimento que atende pelo apelido de “The Garden” é o Madison Square Garden, localizado no bairro de Manhattan, em Nova York. Sendo a casa da equipa de basquete New York Knicks da NBA e da equipa de hóquei no gelo New York Rangers da NHL, tem sido palco de inúmeros eventos memoráveis, incluindo jogos de campeonato, shows de artistas lendários como Mick Jagger, Bruce Springsteen e outros.
A Allianz Arena é um dos estádios de futebol mais bonitos e tecnologicamente avançados do mundo. É a casa do FC Bayern de Munique e é facilmente reconhecível pelo sistema de iluminação exterior que pode ser vermelho para o FC Bayern de Munique, azul para o TSV 1860 Munique ou branco para qualquer outro jogo ou evento. Não viu recentemente os milhares de vídeos partilhados do concerto da Taylor Swift neste estádio que viralizaram de tão incrível que o cenário era?
Bem, este parece inusitado, mas se o visitar em dia de jogo vai perceber o porquê. Guimarães é uma pequena cidade no Norte de Portugal que respira futebol e os jogos em casa neste estádio são completamente marcantes. Os adeptos vivem a cultura futebolística como poucos e proporcionam espetáculos bem diferentes do da Taylor Swift, mas igualmente marcáveis. Qualquer turista pode ir ver o estádio, mas idealmente devem fazer a sua visita num dia de jogo.
Fenway Park é um campo de Basebol e o estádio mais antigo ainda em uso na Liga Principal de Basebol. Fenway é a casa do Boston Red Sox e apresenta recursos como o 'Monstro Verde', um muro alto no campo esquerdo que se tornou uma marca registada do parque e uma dor de cabeça para os morcegos.
Claro que Old Trafford tinha de estar na lista. Quem não quer visitar o palco onde Cristiano Ronaldo se tornou o melhor jogador do mundo e bateu todos os records na Premier League? Todos aqueles vídeos do Cristiano a fazer arrancadas ao estilo de fórmula 1 dão vontade de lá ter estado. Infelizmente já não vai a tempo de ver o CR7 em ação lá, mas ainda vai a tempo de visitar um estádio com capacidade para 75 mil pessoas, pessoas essas que sentem o futebol de uma maneira especial e permitirão-lhe ver um jogo com níveis de emoção no máximo.
Gostava de fazer uma visita ao Rio? Rio não é só sobre carnaval. Há muito mais para ver e este estádio é um deles. Brasil tem uma cultura de futebol muito enraizada e é possível assistir a jogos de futebol como não conseguirá noutro lugar. O mito da insegurança sentida nas ruas não se transporta para dentro do estádio. Aqui as pessoas só querem apoiar o seu clube, gritar e expelir todas as emoções, pelo que, vá com confiança.
Já visitou algum destes? Qual vai adicionar à sua lista para visitar? As obras de museu muitas das vezes têm valor não pela obra em si, mas pelo que representam. Com os estádios acontece o mesmo. Muitos estádios têm a sua própria beleza, mas a beleza maior é a capacidade de juntar milhares de pessoas no mesmo sítio, todas com o mesmo objetivo, apoiar a sua equipa do coração.