
O Lusitano de Évora, do quarto escalão do futebol português, continua a ser a grande sensação da Taça de Portugal desta temporada. A equipa alentejana surpreendeu o AVS, da I Liga, com uma vitória por 3-2, em casa, e garantiu presença nos oitavos de final, algo que não acontecia desde a época 1963/64.
Depois de já terem eliminado o Académico de Viseu (II Liga) e o Estoril Praia (I Liga), os alentejanos voltaram a impor-se frente a um adversário de um escalão superior.
O Lusitano adiantou-se no marcador aos 19 minutos, por Dida, que voltou a brilhar na segunda parte, ao marcar o terceiro golo da equipa, aos 64 minutos. Pelo meio, Miguel Lopes ampliou a vantagem de grande penalidade, aos 33 minutos.
Apesar da expulsão de Gustavo Assunção, aos 57 minutos, o AVS ainda tentou reagir. Nenê marcou de penálti aos 41 minutos e Zé Luís reduziu já nos descontos (90+4), mas a reação não foi suficiente para evitar a derrota.
O Lusitano de Évora, atualmente quarto classificado na Série D do Campeonato de Portugal, alcança os oitavos de final da Taça pela primeira vez em quase seis décadas. Na temporada 1963/64, a equipa chegou aos quartos de final, sendo eliminada pelo Benfica.
Na próxima eliminatória, o Lusitano vai deslocar-se ao terreno do Sporting de Braga, que hoje eliminou o Leixões, em Matosinhos