
O FC Porto vendeu Galeno e Nico González no mercado de inverno, apostando em jovens talentos. Nuno Encarnação defende que a pressão sobre Martín Anselmi diminuiu.
O FC Porto surpreendeu no mercado de inverno de 2025 ao vender dois dos seus jogadores-chave: Galeno e Nico González. Em contrapartida, os dragões reforçaram-se com três jovens promessas: William Gomes, João Moreira e Tomás Pérez.
Nuno Encarnação, sócio e adepto do FC Porto, abordou na CMTV o tema, defendendo que a pressão sobre o treinador Martin Anselmi diminuiu com estas saídas.
Nuno Encarnação começou por destacar o impacto das vendas de Galeno e Nico González, dois pilares da equipa portista. “Eu acho que desde o momento em que este mercado de inverno aconteceu, em que saíram dois jogadores preponderantes, como foi Galeno e como foi Nico, tira pressão a Martín Anselmi”, afirmou o comentador.
Para Nuno Encarnação, a saída destes jogadores altera as expectativas relativamente ao treinador argentino. “Vai-se pedir a Martin Anselmi é o quê? Vai-se pedir que agora é que lute pelo título, que agora é que tem que fazer mais do que fizeram até à data? Acho que precisamente ao contrário, tiram-lhe a pressão”, explicou.
O comentador acredita que Anselmi terá mais liberdade para implementar o seu estilo de jogo, possivelmente com um sistema de três centrais e a aposta em jovens como José Pedro. “Ele vai jogar o jogo da forma que ele quer jogar, com os três centrais, provavelmente, com o José Pedro. O FC Porto não tem a perder, tem que ganhar o jogo amanhã, senão tem outra hipótese”, disse.
No entanto, o adepto dos dragões deixou claro que o FC Porto tem obrigação de vencer o próximo jogo frente ao Sporting. “O FC Porto amanhã só tem o resultado possível, que é ganhar o jogo. Tudo o resto é mau, tudo o resto é muito mau”, afirmou.
Nuno Encarnação defendeu que, após a saída de Galeno e Nico, não faz sentido exigir resultados imediatos de Anselmi. “E por isso, o Anselmi, ninguém pode cobrar a Anselmi nada, quer dizer, o Anselmi chega, convidado para treinar o FC Porto, pagam a cláusula, chega cá e tiram-lhe dois dos melhores jogadores”, argumentou.
O comentador questionou ainda a capacidade dos jovens reforços para substituir os titulares que saíram. “E vai buscar dois jovens, uns 18 e outros 19 anos, que não vão ser eles também, que alguém vai cobrar as despesas da casa para substituir os que saíram. Por isso, não vai acontecer”, concluiu.