loading

Europeu 2012: FPF esclarece que «não costuma usar esta data»

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) esclareceu hoje que a seleção principal “não costuma usar esta data” para jogos de preparação, ao contrário de muitas outras, com jogos marcados para terça e quarta feira.

Portugal e São Marino são as únicas equipas europeias que não vão recorrer esta semana à data prevista pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para jogos de preparação.

A equipa das “quinas” vai começar a qualificação para o Euro2012 em setembro, recebendo o Chipre (03 de setembro, em Guimarães) e visitando a Noruega (07).

“Geralmente, a FPF não costuma usar esta data disponibilizada pela FIFA nos períodos logo após as fases finais das grandes competições”, disse fonte federativa à Agência Lusa, reportando-se ao recente Mundial de 2010, realizado na África do Sul.

A mesma fonte esclareceu que a exceção mais recente se verificou com o início de funções do atual selecionador, Carlos Queiroz, cujo regresso aos comandos da seleção se verificou a 20 de agosto de 2008, com uma goleada por 5-0 na receção às Ilhas Faroé, em Aveiro.

Desde 2000, estava vai ser, no entanto, apenas a segunda vez, imediatamente a participação numa fase final, que a formação das “quinas” entrará diretamente na fase de qualificação sem realizar qualquer particular antes (só não tinha jogado em 2004, ao contrário de 2000, 2006 e 2008).

Portugal estreia-se na qualificação para o Euro2012, que se vai disputar na Polónia e na Ucrânia, a 03 de setembro, frente ao Chipre, em Guimarães e, quatro dias depois, defronta a Noruega, em Oslo.

Nesta semana, o Chipre joga agora em casa com a modesta Andorra, enquanto a Noruega prepara-se em casa, face à renovada França, que não apresenta os 23 “mundialistas”.

A seleção portuguesa vai defrontar a campeã mundial e europeia, Espanha, a 17 de novembro, em casa, num jogo particular que servirá também para reforçar a candidatura ibérica à organização do Mundial 2018/2022, cuja decisão será anunciada em dezembro.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?