
O futebolista internacional neerlandês Nathan Aké vai parar 10 a 11 semanas, após ser submetido a uma intervenção cirúrgica no pé esquerdo, estimou hoje o treinador do tetracampeão inglês Manchester City, o espanhol Pep Guardiola.
“Disseram-me que ele ficava 10 a 11 semanas de fora. Quando se faz uma operação, é porque algo de errado aconteceu e é bem sério. O importante é que seja feita”, afirmou o técnico dos ‘citizens’, de Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva, em conferência de imprensa.
Pep Guardiola falava na véspera da visita ao Nottingham Forest, treinado pelo português Nuno Espírito Santo, num embate da 28.ª jornada da Liga inglesa em que não vai poder contar os defesas centrais Nathan Aké, John Stones e Manuel Akanji, todos lesionados.
O neerlandês anunciou ter sido operado com sucesso ao pé esquerdo na segunda-feira, dois dias depois de ser substituído ao intervalo da vitória caseira com reviravolta sobre o Plymouth (3-1), do escalão secundário, para a quinta eliminatória da Taça de Inglaterra.
Limitado a 18 jogos na quinta época pelo Manchester City, por entre diversos problemas físicos, Nathan Aké, de 30 anos, admitiu que as dores no pé intervencionado “estavam a incomodar-lhe há vários meses”, reduzindo as opções defensivas ao dispor de Guardiola.
Além de Rúben Dias, o eixo defensivo dos ‘citizens’ só conta com os reforços de inverno Abdukodir Khusanov e Vitor Reis para o jogo com o Nottingham Forest, surpreendente terceiro colocado da Premier League, com 48 pontos, um acima do tetracampeão inglês.
Uma vitória permitirá ao Manchester City regressar ao pódio da prova pela primeira vez desde novembro de 2024 e aumentar as chances de qualificação automática para a Liga dos Campeões, destinada ao top 4, numa temporada em que já foi afastado de outras competições, mas vai visitar o Bournemouth nos quartos de final da Taça de Inglaterra.
Nathan Aké deverá regressar aos relvados a tempo do Mundial de clubes, previsto para decorrer entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, mas falhará os jogos dos Países Baixos com a Espanha, campeã da Europa e detentora do cetro, nos ‘quartos’ da Liga das Nações, nos dias 20 e 23 de março, em Roterdão e Valência, respetivamente.