
O avançado sueco, com 38 golos na Primeira Liga, superou Mohamed Salah e é o novo líder da corrida ao troféu de melhor marcador europeu.
Viktor Gyokores assumiu a liderança da corrida à Bota de Ouro após marcar quatro golos na goleada do Sporting frente ao Boavista, na 31.ª jornada da Primeira Liga. O avançado sueco, que já soma 38 golos no campeonato português, superou Mohamed Salah na lista dos melhores marcadores da Europa, numa luta que promete ser emocionante até ao final da temporada.
A exibição de Gyokores no Estádio do Bessa colocou-o no topo da tabela da Bota de Ouro com 57 pontos, resultado da multiplicação dos seus 38 golos pelo coeficiente 1,5 atribuído à Primeira Liga. O internacional sueco ultrapassou assim Mohamed Salah, que marcou um golo na vitória do Liverpool contra o Tottenham e soma agora 56 pontos (28 golos x 2), ficando a apenas um ponto de distância.
Robert Lewandowski, avançado polaco do Barcelona, ocupa o terceiro lugar com 25 golos e 50 pontos (25 x 2), enquanto Harry Kane (Bayern de Munique) e Mateo Retegui (Genoa) partilham a quarta posição, ambos com 24 golos e 48 pontos. Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) e Alexander Isak (Newcastle) fecham o grupo dos sete melhores marcadores, com 22 golos e 44 pontos cada.
Gyokores destaca-se como o único jogador no top-10 da Bota de Ouro que não atua numa das cinco principais ligas europeias (Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A e Ligue 1). O avançado do Sporting mantém uma média impressionante de 1,22 golos por jogo na Primeira Liga nesta temporada, reforçando o seu estatuto como o melhor marcador do continente.
Em declarações após o jogo, o sueco mostrou-se surpreso com a nova posição: "Não sabia disso. Tento focar-me nos nossos jogos, é um bom sinal, é porque estou a fazer as coisas bem no campo. Mas o mais importante é que somámos três pontos", afirmou Gyokores, evidenciando o espírito coletivo que tem marcado a sua passagem pelo clube leonino.
Com apenas três jogos por disputar na Primeira Liga, o jogador do Sporting vê-se num duelo direto com Mohamed Salah, cujo Liverpool ainda tem quatro partidas pela frente na Premier League. Caso mantenha a liderança, Gyokeres poderá igualar um feito histórico: tornar-se o primeiro jogador fora das cinco principais ligas a vencer a Bota de Ouro desde Mário Jardel em 2002, também ao serviço do Sporting.