loading

Derby na final da Taça de Portugal quase 30 anos depois

Tal como se esperava pelos acontecimentos da primeira mão, a final da Taça de Portugal em futebol terá um derby lisboeta quase 30 anos depois - o Benfica e o Sporting vão defrontar-se no jogo decisivo no Estádio do Jamor a 25 de maio.

Derby na final da Taça de Portugal quase 30 anos depois
Depositphotos

Uma época entre Benfica e Sporting

A temporada de 2024/2025 do futebol português fica marcada pelo duelo entre o Benfica e o Sporting por praticamente todos os títulos internos – Liga Portugal, Taça da Liga e Taça de Portugal.

O equilíbrio entre os velhos rivais está a ser muito evidente e não é nada fácil adivinhar os resultados dos próximos embates – quer para o campeonato, quer para a Taça de Portugal. Antevêem-se dois jogos totalmente imprevisíveis, e os adeptos que quiserem tentar adivinhar o desfecho podem ter o código de afiliado Betnacional 2025. São, também, dois jogos fulcrais na atribuição dos dois principais títulos do futebol português.

O primeiro duelo da época entre Águias e Leões foi para a Liga, a 29 de dezembro. O Sporting jogou em casa e ganhou por 1-0. Semanas depois, a 11 de janeiro, os dois rivais encontraram-se em Leiria na final da Taça da Liga. Vitória encarnada por 7-6 no desempate por grandes penalidades, depois do 1-1 no tempo regulamentar.

A última final da Taça entre Benfica e Sporting

Remonta a 1995/1996 a última época em que a Taça de Portugal foi disputada entre o Benfica e o Sporting – ou seja, há 29 anos, decorria o ano de 1996. Foi a 18 de maio.

A vitória nesse encontro foi das Águias, por 3-1 com um golo de Mauro Airez e um bis do então ídolo do clube, João Pinto. Carlos Xavier reduziu para o Sporting nos últimos dez minutos, mas sem sucesso.

O jogo ficou marcado negativamente pelo falecimento de um adepto do Sporting – atingido por um very-light lançado pelo adepto benfiquista Hugo Inácio. Foi condenado a quatro anos de cadeia por negligência grosseira.
Até hoje, existiram oito derbies entre os eternos rivais na final da Prova Rainha: seis vitórias do Benfica e duas do Sporting.

O percurso dos finalistas

A história fez-se no passado, mas também importa olhar para aquilo que é o rendimento atual dos finalistas da prova rainha do futebol português.

Como já contámos, Benfica e Sporting disputaram entre si a Taça da Liga e um deles será campeão nacional da Liga, seguindo taco a taco no campeonato.

Na Taça da Liga, os lisboetas entraram em campo na terceira eliminatória e, regra geral, tiveram campanhas relativamente tranquilas desde então.

O Benfica começou por afastar o Pevidém (Campeonato de Portugal) por 2-0 fora de portas, goleou por 7-0 em casa o Estrela da Amadora e aplicou 3-1 na deslocação ao Farense – ambos rivais da primeira liga. Nos quartos-de-final, superou o desafiante Sp. Braga por 1-0 em casa, antes de nas meias-finais despachar o Tirsense do Campeonato de Portugal com goleadas (5-0 fora e 4-0 em casa).

Já o Sporting começou por ter algumas dificuldades na visita ao Portimonense (Liga 2) ao ganhar por 2-1 (o prolongamento foi evitado nos descontos). Goleou o Amarante, da Liga 3, por 6-0. Daí em diante, só adversários da Liga Portugal: contra o Santa Clara, o Sporting recorreu ao prolongamento para vencer por 2-1. Na visita ao Gil Vicente para os quartos-de-final, os leões ganharam 1-0, enquanto nas meias-finais bateram o Rio Ave por 2-0 em casa e 2-1 fora.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página

Ler Jornais é Saber Mais

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem vai ganhar a segunda volta nas eleições do Benfica?