A Federação Francesa de Futebol (FFF) sancionou hoje Nicolas Anelka com 18 jogos de suspensão, Patrice Evra com cinco, Franck Ribéry com três e Jeremy Toulalan com um, na sequência dos incidentes no Mundial da África do Sul.
Os jogadores da seleção francesa amotinaram-se durante o Mundial de 2010, depois de Anelka ter sido excluído pelo selecionador Raymond Domenech por insultos verbais no intervalo do jogo com o México.
Perante a comissão de disciplina da FFF apresentaram-se Domenech, o antigo presidente da federação Jean Pierre Escalettes, que se demitiu na sequência destes incidentes, e ainda outros intervenientes.
Anelka e Ribery não comparecerem na audiência.
A FFF pediu explicações a Evra, na qualidade de capitão e principal instigador da greve e ainda aos outros jogadores envolvidos neste caso.
A seleção francesa joga a 3 de setembro o primeiro jogo para a fase de qualificação para o Europeu de 2010, ante a Bielorrússia.
Laurent Blanc, o novo selecionador, decidiu castigar coletivamente o grupo presente na África do Sul e não convocou nenhum dos 23 jogadores para o jogo de preparação que a França perdeu em Oslo (2-1) com a Noruega.