
O médio romeno, filho de Gheorghe Hagi, abandona o clube escocês após 130 jogos e três troféus conquistados.
O Rangers confirmou que Ianis Hagi vai deixar o clube no final da temporada, após cinco anos e meio no emblema escocês. O médio romeno, de 26 anos, tinha chegado a Ibrox em janeiro de 2020, inicialmente por empréstimo, antes de assinar em definitivo no verão desse mesmo ano.
"Depois de várias discussões, tanto o clube como Ianis decidiram despedir-se e concordaram mutuamente em terminar o seu tempo juntos, após anos de conquistas significativas e momentos difíceis, sempre motivados pela mesma ambição e devoção à equipa", pode ler-se no comunicado oficial do Rangers.
Ao longo de 130 jogos com a camisola dos "Gers", Ianis Hagi deixou a sua marca em momentos emblemáticos, como o bis marcado diante do Sporting Braga na Liga Europa ou o golo no derby contra o Celtic num triunfo por 3-0 a 2 de janeiro deste ano. Foi ainda peça fundamental na conquista do título na temporada 2020/21, contribuindo com golos e assistências decisivas, e integrou o plantel que alcançou a final da Liga Europa em 2022.
A passagem do internacional romeno por Glasgow ficou ainda marcada pela conquista de três troféus: o campeonato escocês, a Taça da Liga e a Taça da Escócia. A sua saída insere-se num processo mais amplo de renovação do plantel, que inclui a partida de outros cinco elementos, como Leon Balogun e Tom Lawrence (fim de contrato), além de Vaclav Cerny, Rafael Fernandes e Neraysho Kasanwirjo, que encerram os respetivos empréstimos.
Leon Balogun, aos 36 anos, já se tinha despedido publicamente nas redes sociais após 114 jogos em duas passagens distintas pelo Rangers. O defesa nigeriano foi companheiro de Hagi na histórica campanha europeia de 2021/22.
Este momento de transição ocorre paralelamente à iminente mudança na propriedade do clube, com o grupo 49ers Enterprises a preparar-se para assumir o controlo. Na última partida da equipa, um triunfo por 4-0 frente ao Aberdeen a 11 de maio, Vaclav Cerny (um dos jogadores em vias de saída) marcou um dos golos, demonstrando que os elementos prestes a deixar o clube mantiveram o profissionalismo até ao final.
Ianis Hagi, filho do lendário Gheorghe Hagi, deixa assim o Rangers onde se afirmou como uma das figuras carismáticas do projeto recente do clube, que agora se prepara para uma nova fase na sua história.