loading

Gyökeres pode fazer história e conquistar a Bota de Ouro pelo Sporting

Viktor Gyökeres está perto de se tornar o primeiro jogador da I Liga a vencer a Bota de Ouro desde Mário Jardel, mas depende dos resultados de Mbappé e Salah.

Gyökeres pode fazer história e conquistar a Bota de Ouro pelo Sporting
IMAGO

O avançado sueco Viktor Gyökeres, do Sporting, está à beira de fazer história no futebol português, podendo tornar-se o primeiro jogador da I Liga a conquistar a Bota de Ouro desde o brasileiro Mário Jardel, na temporada 2001/02. No entanto, o desfecho desta disputa ainda depende dos desempenhos de Mbappé, do Real Madrid, e Salah, do Liverpool, nas últimas jornadas dos respetivos campeonatos.

Com a época já concluída em Portugal, Gyökeres terminou com 39 golos na I Liga, superando Kylian Mbappé (29 golos na La Liga) e Mohamed Salah (28 na Premier League), que ainda têm um jogo por disputar. No entanto, devido ao coeficiente atribuído às ligas, o sueco tem uma desvantagem: cada golo na I Liga vale 1,5 pontos, enquanto nas chamadas big 5 (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França) vale dois.

Assim, Gyökeres soma atualmente 58,5 pontos, contra 58 de Mbappé e 56 de Salah. Se o francês marcar pelo menos um golo no último jogo do Real Madrid, frente à Real Sociedad, no sábado, ultrapassará o jogador do Sporting. Já Salah, que encerra a Premier League no domingo contra o Crystal Palace, precisará de marcar dois golos para superar o sueco.

Outros candidatos, como Harry Kane (Bayern Munique, 26 golos, 52 pontos), já estão fora da corrida, enquanto Robert Lewandowski (FC Barcelona) e Mateo Retegui (Atalanta) teriam de marcar cinco golos nos seus últimos jogos para ameaçar Gyökeres – uma hipótese pouco provável.

Se o avançado do Sporting conseguir manter a liderança, será o primeiro jogador da I Liga a vencer a Bota de Ouro em 23 anos, desde Mário Jardel, que a conquistou duas vezes – uma pelo FC Porto (1998/99) e outra pelo Sporting (2001/02). Antes dele, outros nomes do futebol português alcançaram o feito, como Fernando Gomes (FC Porto, anos 80), Yazalde (Sporting, 1973/74) e Eusébio (Benfica, 1967/68 e 1972/73).

A nível internacional, Portugal é o país com mais Botas de Ouro (oito), graças a Eusébio, Fernando Gomes e Cristiano Ronaldo, que venceu quatro vezes. O capitão da seleção nacional só é superado por Lionel Messi, que soma seis troféus.

Para a Suécia, Gyökeres pode igualar Henrik Larsson, único representante do país a vencer a Bota de Ouro, em 2000/01, pelo Celtic. O desfecho desta disputa será conhecido já este fim de semana, com os olhos do futebol europeu postos nos últimos jogos de Mbappé e Salah.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Relacionadas

FC Porto: No tempo de Jardel
26-02-2024 · 12:45

FC Porto: No tempo de Jardel

Na Primeira Página

Ler Jornais é Saber Mais

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem vai ganhar a segunda volta nas eleições do Benfica?