
O Botafogo conquistou uma importante vitória fora de casa frente ao Santos (1-0), em jogo marcado pela expulsão de Neymar e um golo nos minutos finais de Artur.
O Botafogo conquistou este domingo uma importante vitória fora de portas ao vencer o Santos, por 1-0, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato Brasileiro. A equipa liderada pelo treinador português Renato Paiva garantiu os três pontos nos instantes finais do encontro, que ficou marcado pela expulsão de Neymar depois de o internacional brasileiro ter marcado com a mão.
Em Vila Belmiro, o Santos, em dificuldades no Brasileirão, assumiu a iniciativa desde o início, procurando alcançar uma vantagem que lhe permitisse sair da zona de despromoção. Neymar, principal figura da equipa da casa, foi o mais ativo no primeiro tempo, mas as suas investidas não resultaram em golos. O árbitro mostrou-lhe o cartão amarelo já nos descontos da primeira parte, após uma falta duríssima.
O segundo tempo seguiu com o Santos a pressionar, mas as oportunidades criadas não se converteram em golos. Aos 76 minutos, Neymar aparentemente marcou, mas o árbitro anulou o golo depois de confirmar que o avançado tocou na bola com o braço. A ação valeu-lhe o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão, numa decisão que poderá ter selado a sua despedida do clube onde se formou.
Com o contrato de Neymar a terminar a 30 de junho e o jogador a cumprir suspensão no próximo jogo frente ao Fortaleza, o período de paragem do Brasileirão (de 13 de junho a 13 de julho, devido ao Mundial de Clubes) poderá impedir o regresso do camisa 10 ao Santos, a menos que renove o vínculo.
Com superioridade numérica, o Botafogo soube aproveitar a vantagem. Aos 86 minutos, Artur apareceu na área para desviar com precisão um cruzamento de Jair, selando a vitória da equipa carioca.
Esta vitória permite ao Botafogo, atual campeão brasileiro e vencedor da Taça Libertadores em 2024, subir para o oitavo lugar da tabela, com 15 pontos em 10 jogos (com um jogo em atraso). Já o Santos, que dispensou o técnico português Pedro Caixinha em abril, permanece em situação delicada, ocupando o 18.º lugar com apenas oito pontos em 11 jornadas.
Noutro jogo da jornada, o Sport Recife, orientado pelo treinador português António Oliveira, sofreu a oitava derrota no campeonato, ao perder por 1-0 frente ao Mirassol. O golo solitário da partida foi marcado por Reinaldo, de grande penalidade, aos 34 minutos, permitindo ao Mirassol subir provisoriamente para o sétimo lugar.
O Sport Recife, que ainda não venceu no Brasileirão, segue na última posição. O defesa João Silva foi o único português utilizado por António Oliveira, já que Sérgio Oliveira cumpriu castigo e Gonçalo Paciência está lesionado.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.