
O mercado de transferências arrancou em força, com FC Porto a chegar a acordo por Gabri Veiga e Sporting a renovar o plantel feminino. Veja as principais movimentações.
A janela de transferências de verão arrancou com movimento intenso nos mercados nacional e internacional, com os clubes a acelerarem contratações e remodelações nos plantéis a pensar no próximo Mundial de Clubes da FIFA, marcado para 2025
A abertura de uma janela extraordinária, até 10 de junho, tem permitido reforços, não só para os participantes na competição, mas também para equipas de diversos campeonatos.
No Sporting Braga, a direção assegurou a continuidade de Guilherme Barbosa, com o defesa a renovar contrato até 2028. Já o Estoril Praia reforçou-se com Pizzi, enquanto o Desportivo de Chaves anunciou a contratação de Ricardo Alves, ex-capitão do Tondela.
O FC Porto tem tudo acertado para a contratação do médio espanhol Gabri Veiga, enquanto o Sporting oficializou a saída de quatro jogadoras da equipa feminina: Alícia Correia, Vera Cid, Mariana Rosa e Maria Ferreira.
Em termos de treinadores, o Varzim contratou Álvaro Madureira, enquanto Pedro Emanuel renovou com o Al Fayha (Arábia Saudita) até 2026. No Farense, a saída de Tozé Marreco abriu caminho para a possível chegada de Silas, ex-União de Leiria.
No mercado internacional, o Arsenal perdeu Nuno Tavares, que assinou pela Lazio, enquanto Jorginho e Kieran Tierney deixaram o clube londrino. Raheem Sterling regressou ao Chelsea, que também garantiu os serviços de Liam Delap e de Dário Essugo, este último com um contrato de longa duração (até 2033).
O Manchester United apresentou uma proposta de 65 milhões de euros por Bryan Mbeumo, e Bruno Fernandes recusou uma oferta milionária do Al Hilal, afirmando: "Quero continuar a ser feliz aqui".
No Real Madrid, a prioridade é Franco Mastantuono, jovem promessa do River Plate, mas o clube enfrenta concorrência do Paris Saint-Germain. A equipa merengue já assegurou Trent Alexander-Arnold, enquanto o Bayern de Munique contratou Jonathan Tah a custo zero.
O Al Hilal oficializou Simone Inzaghi como novo treinador, depois da sua saída do Inter de Milão. Gian Piero Gasperini, que deixou a Atalanta, está perto de assumir a Roma, enquanto Russell Martin foi confirmado como novo técnico do Rangers.
O West Bromwich contratou Ryan Mason, e o Schalke 04 apostou em Miron Muslic para o comando técnico. Já Massimiliano Allegri substituiu Sérgio Conceição no AC Milan, e Maurizio Sarri regressou ao comando da Lazio.
O Botafogo assegurou o jovem argentino Álvaro Montoro, ex-Vélez Sarsfield, enquanto o Flamengo tentou sem sucesso interferir no negócio. O Atlético Mineiro contratou Dudu, e o Internacional negoceia com o Libertad o lateral Alan Benítez.
Jogadores como Willian Arão, Diego Costa e Rafinha Alcântara estão livres no mercado e podem reforçar equipas brasileiras nas próximas semanas, antes da abertura da segunda janela de transferências (10 de julho a 2 de setembro).
Com o prazo da janela extraordinária a terminar a 10 de junho, esperam-se mais confirmações nos próximos dias, principalmente de clubes envolvidos no Mundial de Clubes.