
O lateral-esquerdo do PSG brilhou na final da Liga das Nações e foi essencial para o triunfo de Portugal. Golo, assistência, solidez defensiva e até uma declaração sobre Yamal marcaram a noite mágica de Nuno Mendes.
O internacional português Nuno Mendes foi uma das figuras em destaque na final da Liga das Nações, realizada este domingo, em Munique, na Alemanha. O defesa de 22 anos não só foi eleito o melhor em campo no duelo entre Portugal e Espanha, como desempenhou um papel determinante na conquista do segundo título da história da Seleção Nacional na competição organizada pela UEFA.
Numa partida que terminou empatada a duas bolas após prolongamento (2-2 ap), e com Portugal a superiorizar-se nas grandes penalidades (5-3 gp), o lateral-esquerdo formado no Sporting e atualmente ao serviço do Paris Saint-Germain evidenciou-se com uma exibição de alto nível. Nuno Mendes apresentou um índice de acerto de passe de 81% e venceu sete dos dez duelos que disputou, números que atestam a sua influência e consistência defensiva e ofensiva.
O internacional português adiantou a equipa das Quinas no marcador, ao apontar o primeiro golo da final, e viria também a estar na génese do segundo tento luso, da autoria de Cristiano Ronaldo, após uma jogada individual que desmarcou o capitão em zona privilegiada.
Na conferência de imprensa após o encontro, Nuno Mendes expressou a sua satisfação pela conquista: “Fizemos um trabalho incrível nestes dias e estou muito contente pelo meu primeiro título por Portugal.” O jogador natural do Seixal fez ainda questão de destacar o seu trajeto esta temporada e o contributo da equipa técnica e médica para a sua evolução e disponibilidade física: “Tenho tido consistência. Tenho feito muitos bons jogos e isso é resultado do trabalho que tenho feito pessoalmente. O meu clube e a seleção também me têm ajudado muito. Isso tem sido a chave para poder estar bem e sem lesões, algo que me afetou muito no passado. Estou focado no meu bem-estar e isso é chave para a saúde de um jogador de futebol.”
Relativamente ao duelo frente ao jovem extremo espanhol Lamine Yamal, Nuno Mendes foi claro: “Apanhei grandes jogadores durante toda a época. Sei que consegui anular o Yamal e sei que isso ajudou muito a equipa.”
A prestação do lateral português em palco europeu reforça o seu estatuto no futebol internacional e contribui para mais uma página de glória na história do futebol português, com a Seleção Nacional a erguer, pela segunda vez, o troféu da Liga das Nações da UEFA.