loading

Desmantelada rede de fraude que visava salários de jogadores no Brasil

As autoridades brasileiras desmantelaram uma rede de fraude bancária que simulava identidades de jogadores para desviar salários, com casos no 'Brasileirão' envolvendo jogadores como Gabriel Barbosa.

Desmantelada rede de fraude que visava salários de jogadores no Brasil
Samuel Andrade / Cruzeiro Esporte Clube

As autoridades brasileiras anunciaram hoje ter desmantelado uma rede de fraude bancária, que desviava fundos de salários de futebolistas profissionais, fazendo-se passar por eles.

Segundo os investigadores, eram abertas contas bancárias com documentos falsos em nome dos futebolistas e depois solicitava-se a transferência dos salários aos bancos onde as verbas tinham sido depositadas pelos clubes. As autoridades não divulgaram nomes de jogadores envolvidos, mas a imprensa local adianta que vários jogam no Brasileirão, como é o caso de Gabriel Barbosa, do Cruzeiro, e o argentino Walter Kannemann, do Grêmio.

Desta forma, foram desviados mais de um milhão de reais (cerca de 156 mil euros), dos quais apenas 135 mil (21 mil euros) foram recuperados. Uma vez na posse dos fundos, os autores da fraude transferiam o dinheiro para outras instituições financeiras, faziam compras e levantamentos em máquinas ATM, para complicar o seguimento e recuperação das verbas, segundo o ministério da Justiça do Brasil. O inquérito teve início em janeiro, depois de um banco detetar irregularidades em operações nas contas de futebolistas. O banco corrigiu o problema assim que se deu conta da fraude e reembolsou as vítimas, que não estavam ao corrente do ocorrido.

A operação policial desencadeada, que recebeu o nome de ‘Falso 9’, mobilizou mais de cem polícias, em quatro estados brasileiros. Foram emitidas 33 ordens judiciais, nomeadamente mandados de detenção e de buscas.

Os suspeitos arriscam 33 anos de prisão, por fraude, usurpação de identidade, organização criminosa e branqueamento de capitais.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página

Ler Jornais é Saber Mais

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem vai ganhar a segunda volta nas eleições do Benfica?