loading

Francisco Neto traça plano para Portugal chegar aos quartos do Europeu 2025

Francisco Neto garante que Portugal tem de marcar primeiro golo para depois pensar em maiores ambições contra a Bélgica, em jogo decisivo no Europeu 2025 Feminino.

Francisco Neto traça plano para Portugal chegar aos quartos do Europeu 2025
Federação Portuguesa de Futebol

O selecionador Francisco Neto afirmou hoje que Portugal tem de encarar a Bélgica com o objetivo de marcar o primeiro golo e só depois pensar em dilatar a vantagem, para, eventualmente, atingir os ‘quartos’ do Europeu 2025 Feminino.

Para chegar à fase a eliminar pela primeira vez, a seleção lusa tem de ultrapassar a eliminada Bélgica, que a Itália, segundo colocada, perca com a líder e já apurada Espanha, e ainda de recuperar o atraso que tem na diferença de golos (1-6 contra 2-1 das transalpinas).

“Não vale a pena estar a pensar em muitos golos e não fazermos o primeiro. Estamos a jogar com uma equipa acima de nós no ranking, são sempre jogos equilibrados e é uma equipa que tem as suas ambições. Não querem sair daqui em último lugar do grupo, vamos ter de sofrer e trabalhar mesmo muito para conseguir ganhar”, perspetivou Francisco Neto, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo de sexta-feira, da derradeira jornada do Grupo B, em Sion.

O selecionador reforçou que a “primeira preocupação” da equipa das 'quinas' é “procurar os três pontos e, em função do que o jogo for ditando, aumentar o número de golos”.

Sobre o sistema em que Portugal vai apostar frente às belgas, Neto não quis alongar-se, preferindo olhar mais para o estilo de jogo da seleção adversária.

“O [sistema] 3x5x2 dá-nos coisas muito boas e já ganhámos na Bélgica com 3x5x2, mas é perceber se [as belgas] vão ter uma avançada ou duas, uma média mais por dentro ou médias a saírem mais alto e a irem pelo corredor. É uma equipa supercompetente”, analisou.

A rotação na baliza lusa foi um assunto abordado com os jornalistas na antevisão ao jogo, mas o técnico recusou adiantar sobre em que irá recair a sua escolha, depois de Patrícia Morais ter sido titular diante da Itália e Inês Pereira na estreia com a Espanha.

“Amanhã [sexta-feira] iremos tomar a decisão, assim como as jogadoras de campo. Somos das poucas seleções que faz o que nós fazemos [na baliza] e será sempre em função do que vamos sentindo e que é ideal para aquele jogo. Estamos muito confiantes com o trabalho das duas”, justificou.

A seleção nacional soma apenas um ponto, num grupo liderado pela Espanha, com seis e já apurada para os ‘quartos’, seguida da segunda posicionada Itália, com quatro. A Bélgica é última, sem qualquer ponto.

Portugal e Bélgica defrontam-se na sexta-feira, em Sion, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), para a partida da terceira e última jornada do Grupo B, que será dirigida pela sueca Tess Olofsson.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página

Ler Jornais é Saber Mais

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem vai ganhar a segunda volta nas eleições do Benfica?