
Sporting não inscreveu Jota Silva na Liga Portugal por um atraso de minutos, gerando surpresa entre adeptos e especialistas.
A transferência de Jota Silva para o Sporting esteve perto de se concretizar, mas um atraso na entrega da documentação à Liga Portugal impediu que o extremo internacional português fosse inscrito pelo clube leonino para a época 2025/26.
O acordo entre Sporting e Nottingham Forest envolvia um empréstimo de Jota Silva com taxa de 4,5 milhões de euros e opção de compra avaliada em 15,5 milhões de euros.
O processo foi concluído nos últimos instantes do mercado, levando os responsáveis leoninos a acelerar todos os procedimentos necessários para que a inscrição do jogador decorresse sem contratempos.
O Sporting conseguiu submeter a inscrição de Jota Silva na plataforma TMS (Transfer Matching System) da FIFA no horário estipulado para transferências internacionais, completando assim a primeira etapa obrigatória no processo de registo.
A submissão no TMS é indispensável para transferências entre clubes de diferentes federações e valida internacionalmente o negócio, sendo posteriormente gerado um documento que serve de base para o registo na federação do país de destino.
No entanto, a inscrição na Liga Portugal é um passo distinto e complementar ao registo FIFA. As regras exigem que, após o fecho de mercado, os clubes enviem por endereço eletrónico toda a documentação até às 23h59 do último dia do prazo oficial, assegurando 24 horas extra para finalizar o processo no sítio web da Liga.
No caso do Sporting, embora o processo no TMS tenha sido concluído a tempo, o email com o pedido de registo foi enviado exatamente às 00h01, já fora do limite regulamentar, impossibilitando a validação do registo do atleta para competir na Primeira Liga.
Esta diferença de procedimentos e prazos resultou na exclusão de Jota Silva da lista de inscritos oficial, apesar de Sporting, Nottingham Forest e o jogador terem chegado a acordo no tempo internacional.
Atualmente, Jota Silva permanece vinculado ao Nottingham Forest, embora possa ainda transferir-se para mercados internacionais que continuam abertos.