
A contratação do "Special One" para o Benfica gerou comentários e críticas a Rui Costa e ao treinador português.
Carlos Barbosa da Cruz disse, no programa Liga D´Ouro da CMTV, que considera que “o antigo José Mourinho jamais aceitaria um contrato em plena campanha eleitoral do Benfica”.
Recorde que esta é a segunda passagem do treinador no Benfica.
A primeira passagem de José Mourinho pelo Benfica, ficou marcada pela saída precoce devido a eleições na presidência do clube.
Na altura, em 2000, Mourinho foi efetivamente contratado em “vésperas” de eleições presidenciais, por parte de Vale e Azevedo. Manuel Vilarinho, que tinha prometido trazer o treinador “Toni”, ganhou as eleições, deixando o futuro de José Mourinho ameaçado.
Mourinho acabou por sair do clube encarnado por sentir que não tinha a confiança da nova direção.
Agora, em 2025, o contexto de eleições presidenciais no clube também acontece. Rui Costa, atual presidente do Benfica, contratou José Mourinho a sensivelmente 40 dias das eleições, decisão criticada por muitos adeptos e comentadores.
O contrato de Mourinho inclui cláusulas que permitem terminar o contrato no fim da primeira temporada, permitindo ao presidente eleito em outubro escolher o futuro do treinador.
O último clube de José Mourinho tinha sido o Fenerbahçe, da Turquia, não conquistando títulos pelo clube.
Mourinho tinha sido despedido há um mês, na sequência da derrota nos play-offs de acesso à Liga dos Campeões , curiosamente frente ao Benfica.