loading

Farioli alerta para jogo “difícil e de muitos duelos” frente ao Salzburgo

O treinador do FC Porto antevê uma prova de fogo na estreia da Liga Europa e alerta para a agressividade do Salzburgo.

Farioli alerta para jogo “difícil e de muitos duelos” frente ao Salzburgo
Reprodução / Futebol Clube do Porto

O treinador do FC Porto, Francesco Farioli, anteviu hoje um jogo "difícil e com muitos duelos" frente ao RB Salzburg, na estreia dos 'dragões' na Liga Europa, sublinhando a importância de manter a concentração, apesar dos bons resultados.

"É claramente uma equipa com uma identidade de jogo, que joga muito por dentro e pressiona em zonas muito adiantadas no campo, em alguns cenários diferentes. Procura sempre a verticalidade do jogo, muitos duelos. É um jogo que apresenta algumas dificuldades e desafios. Haverá momentos em que teremos de lutar no tipo de jogo que eles querem, outros em que teremos de trazer o jogo para mais perto daquilo que nós queremos", analisou o italiano, em conferência de imprensa, em Salzburgo.

Prestes a iniciar a participação na fase de liga da Liga Europa, competição que venceu em 2010/11, depois do triunfo na Taça UEFA de 2002/03, o FC Porto já se encontra na Áustria, onde irá defrontar um oponente que tem passado por um mau momento a nível interno - apenas um ponto nos últimos três jogos realizados.

Ainda que a sequência de resultados dos portistas contraste totalmente, com seis vitórias em outras tantas jornadas na I Liga, algo que não se verificava desde 2017/18, Farioli rejeita facilitismos para o encontro de quinta-feira, que marca o começo da fase de liga.

"Sobre os últimos resultados, os momentos menos positivos no futebol estão sempre ao virar da esquina. Não podemos relaxar, antes pelo contrário. O que não pode acontecer é vir de uma série de bons resultados e permitir que o nível desça. Do outro lado, há uma equipa que também tentará entrar forte para mudar o rumo dos últimos resultados. Eles estarão ainda mais agressivos", alertou.

Num cenário em que os 'dragões' se perfilam como um dos favoritos no plano teórico à conquista da segunda principal prova europeia, o treinador diz apenas desejar chegar "o mais longe possível", rejeitando euforias numa fase prematura da temporada.

"Temos de trabalhar com o nível de detalhe e desejo para darmos este primeiro passo. O que queremos é que esta caminhada seja a mais longa possível. É uma imagem muito bonita estarmos no Porto, que é de um lado da Europa, e Istambul [onde se disputa a final] está no limite do outro lado. Se tomarmos isso em consideração, sabemos quantos passos temos de dar se quisermos chegar lá", ilustrou.

O técnico deixou críticas ao estado do relvado da Red Bull Arena, estádio do Salzburgo, que considera propício a lesões e inadequado para o nível das equipas.

Esclareceu ainda a situação do boletim clínico: "Todos os jogadores estão prestes a regressar, menos o Luuk de Jong, que ainda irá demorar algumas semanas. O Alberto Costa regressou há uns dias e ainda teremos de avaliar se estará na melhor condição para ir já a jogo. No caso do Martim Fernandes e do Alan Varela, as coisas estão melhores", revelou.

Ao lado de Farioli, o guarda-redes Diogo Costa garantiu que o favoritismo à conquista da Liga Europa não é algo abordado dentro do balneário portista, com o foco a dirigir-se para o trabalho diário.

"O 'chip' é sempre o mesmo. É o nosso esforço, dedicação e trabalho todos os dias. Obviamente que temos de alterar a preparação do jogo porque é frente a um adversário diferente, com outra cultura de futebol, com jogadores de nível europeu", realçou.

O capitão portista, que tem contrato até ao final da época 2026/27, abordou ainda a possibilidade de estender o seu vínculo com os 'dragões'.

"Não escondo que disse isso [que ficaria feliz se jogasse no FC Porto até ao final da carreira] e é a plena verdade. Seria o homem mais feliz do mundo. A renovação é algo que está a ser falado, com as pessoas certas, com o treinador. Todos sabem o meu amor pelo clube, já lá vão 15 anos nesta casa e isso, por si só, já diz o que podem esperar de mim", garantiu.

Os 'dragões' visitam o Salzburgo na quinta-feira, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), em encontro da jornada inaugural da fase de liga da Liga Europa, sob arbitragem do grego Vassilis Fotias.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página

Ler Jornais é Saber Mais

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem vai ganhar a segunda volta nas eleições do Benfica?