loading

UEFA proibe vuvuzelas nas competições europeias

O som monocórdico e estridente das vuvuzelas não vai poder ser ouvido nos estádios onde se disputem jogos de competições europeias e Liga dos Campeões, já que a UEFA decidiu proibir a entrada das cornetas.

UEFA proibe vuvuzelas nas competições europeias
Futebol 365

Com a medida a UEFA explica que pretende proteger a cultura e tradição dos adeptos que cantam nos estádios de futebol europeus dos “efeitos negativos” das cornetas de plástico sul-africanas que se tornaram famosas durante o Mundial de 2010.

“A magia do futebol consiste no intercâmbio bidirecional de emoções no campo e nas bancadas, onde o público pode transmitir uma ampla gama de sentimentos para os jogadores. As vuvuzelas mudariam por completo a atmosfera, alterando as emoções dos adeptos afastando-os da própria experiência do desporto”, considerou a UEFA em comunicado.

Todas as 53 federações inscritas na UEFA pediram ao organismo para banir as vuvuzelas nos jogos das seleções bem como nos clubes.

As vuvuzelas forneceram uma banda sonora sem precedentes ao Mundial de futebol da África do Sul, com todos os jogos a serem acompanhados por um zunido parecido com um exame gigante de abelhas.

Na altura, a FIFA recusou banir as cornetas dos estádios, apesar dos inúmeros pedidos dos jogadores e das televisões que detinham os direitos de transmissão dos jogos, por defender que a vuvuzela fazia parte da cultura sul-africana de futebol.

No entanto, as cornetas têm sido banidas pelos organizadores de algumas competições desportivas, como o Mundial de basquetebol, a Liga norte-americana de basebol e na maioria dos clubes da primeira divisão inglesa de futebol.

A medida tem efeito imediato e será já colocada em prática já nos jogos de qualificação para o Euro2012 que se disputam na sexta feira, e na fase de grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa que têm início dentro de duas semanas.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?