O Chipre, adversário de Portugal no primeiro jogo da fase de apuramento para o Europeu de futebol de 2012, treinou hoje em Guimarães e o seu selecionador só não pôde contar com o médio Alexandros Garpozis.
O treinador cipriota, Angelos Anastasiades, tem todos os jogadores aptos para o desafio de sexta feira, no Estádio D. Afonso Henriques, com exceção do médio do AEL Limassol Alexandros Garpozis, que nem sequer viajou para Portugal devido a lesão, ele que constava da convocatória inicial.
O técnico do Chipre ministrou um treino ao início da noite de hoje a 20 jogadores durante cerca de uma hora, num dos campos do complexo desportivo do Vitória de Guimarães.
Destaque para a presença dos jogadores mais conhecidos do futebol cipriota: o médio Charalambides (Nicósia) e os avançados Constantinou (campeão grego no Panathinaikos e Olympiacos, joga atualmente no Omonia), Okkas (já jogou no Celta de Vigo, conta com larga experiência no futebol grego e alinha agora no Anorthosis) e Aloneftis (Omonia).
Na campanha de apuramento para o Mundial2010 na África do Sul, o Chipre quedou-se pela quarta posição, com nove pontos (duas vitórias, três empates e cinco derrotas), longe da vencedora Itália.
Contudo, destacou-se ao golear em casa a Bulgária (terceira classificada do grupo) por 4-1 e por ter “vendido” cara as derrotas ante a seleção transalpina (2-1 em casa e 3-2 em Itália depois de ter estado a vencer por 2-0).
A seleção portuguesa de futebol venceu os oitos jogos já disputados com a congénere do Chipre, com um total de 23 golos e dois sofridos, ambos em encontros disputados fora de Portugal.
O jogo entre Portugal e Chipre disputa-se a partir das 20:45 de sexta feira, em Guimarães, com arbitragem do inglês Mark Clattenburg.