
O FC Porto venceu hoje na receção ao Sporting de Braga, por 2-1, e retomou a liderança isolada da I Liga de futebol, com o golo tardio de Borja Sainz a decidir a partida da 10.ª jornada.
Num encontro pautado por um enorme equilíbrio e até alguns momentos de superioridade 'arsenalista', os 'azuis e brancos' conseguiram os três pontos graças à maior eficácia ofensiva e às substituições escolhidas pelo técnico Francesco Farioli, que deram um maior fulgor à equipa.
Rodrigo Mora, aos 45 minutos, foi o autor do golo inaugural, antes de Víctor Goméz igualar, aos 51, e o recém-entrado Borja Sainz decidir a partida a favor dos portistas, já aos 79.
Depois das vitórias de Sporting e Benfica na atual ronda, o FC Porto recuperou a vantagem para os rivais e chegou aos 28 pontos na Liga Portugal Betclic, mais três do que os 'leões' e mais quatro do que as 'águias'.
Já o Sporting de Braga viu interrompida a série de quatro vitórias que levava em todas as competições, sendo sétimo com os mesmos 13 pontos.
O técnico portista promoveu duas surpresas no 'onze' inicial, com as entradas de Rodrigo Mora, em detrimento de Gabri Veiga, e William Gomes, que atuou na ala direita, 'empurrando' Pepê para o lado contrário, onde tem começado Borja Sainz, relegado ao banco de suplentes.
Por sua vez, Carlos Vicens manteve a estrutura de três centrais que permitiu aos 'arsenalistas' chegarem à presente ronda no melhor momento de forma da temporada - cinco vitórias e um empate seis jogos anteriores, com apenas um golo sofrido nesse período. A titularidade de Pau Víctor na frente de ataque foi a principal nota de destaque.
À procura de dar seguimento ao triunfo em Moreira de Cónegos (2-1), na passada segunda-feira, o FC Porto entrou com dificuldades na criação e menor posse de bola.
Aos 26 minutos, o bracarense Ricardo Horta efetuou um remate de primeira que testou a atenção de Diogo Costa, com o guarda-redes a mostrar-se seguro na intervenção e a desviar a bola para canto.
Já o FC Porto viu um golo anulado aos 32 minutos, a partir de um pontapé de canto que Victor Froholdt desviou para o fundo das redes, com falta de Jan Bednarek sobre Lukas Hornicek.
Sem mais aproximações às balizas a destacar nos minutos seguintes, o conjunto 'azul e branco' chegou ao golo inaugural já em cima do intervalo, aos 45.
Samu apostou num remate de fora de área, a uma distância considerável da baliza e a sua tentativa sairia desviada da direção da baliza, não fosse o desvio fortuito em Rodrigo Mora, que traiu completamente o guarda-redes para o 1-0.
A abrir o segundo tempo, aos 51 minutos, o Sporting de Braga chegou à igualdade na sequência de um pontapé de canto cobrado ao segundo poste, onde surgiu Rodrigo Salazar a desviar para a entrada de Víctor Gómez, que finalizou a contar perante a passividade defensiva portista.
Foi a estreia a marcar para o defesa espanhol na I Liga, após 93 jogos ao serviço do Sporting de Braga, e também o primeiro golo sofrido em casa pelo FC Porto na atual edição.
Aos 63 minutos, Salazar protagonizou uma excelente triangulação à entrada da área e rematou para uma defesa muito difícil de Diogo Costa e, nove minutos depois, foi a vez de Fran Navarro ficar próximo de marcar frente à antiga equipa.
Pouco depois de uma grande oportunidade desperdiçada por Denis Gül, o golo da vitória para os 'dragões' surgiu através da ação dois habituais titulares que hoje iniciaram no banco de suplentes - Veiga efetuou um excelente passe longo a isolar Sainz, que não cedeu à pressão e, só com Hornicek pela frente, atirou cruzado para o fundo das redes, aos 79.
Num clima de grande galvanização das bancadas, o FC Porto soube 'arrefecer' o jogo, não permitindo ao adversário chances para alterar o 2-1 até final.