
Fez, no passado dia 1 de novembro, um ano da contratação de Ruben Amorim para o Manchester United, após um excelente período no Sporting.
Ruben Amorim já está no Manchester United há um ano e, dividindo opiniões, parece que lá irá ficar, pelo menos, até ao final desta época.
Após 1 ano no comando técnico do Manchester United, o jornal “The Athletic” revelou detalhes sobre a ida de Ruben Amorim para o clube inglês, que envolveu reuniões secretas e esforço do treinador português.
Segundo o jornal inglês, a primeira reunião cara a cara aconteceu a 18 de outubro, após um jogo do Sporting frente ao Portimonense para a Taça de Portugal.
A reunião aconteceu em Sevilha, numa casa privada, estando presentes Jason Wilcox, Dan Ashworth e Omar Berrada, dirigentes do Manchester United.
A reunião secreta durou mais de cinco horas, onde Amorim explicou a sua visão do futebol e a preferência tática.
Citando o jornalista do “The Athletic”: “Todos ficaram impressionados com o seu carisma, inteligência tática e emocional, mais a forma como comunicava com os jogadores, mais novos ou consagrados, incluindo a utilização de vídeo”.
Ruben Amorim não percebia o porque da insistência dos dirigentes do Manchester United em que a sua contratação ocorresse a meio da época.
Para os dirigentes, existia a convicção que a entrada a meio da época permitiria a Ruben Amorim ter meses de aprendizagem e adaptação ao plantel, ao clube inglês e à própria Premier League.
Após esta reunião, foram iniciadas negociações com o agente de Amorim, pois o clube sentia que o treinador português era a prioridade, com medo também de que, como Hugo Viana tinha sido contratado para o Manchester City, Ruben Amorim poderia ser uma opção para o futuro “pós” Pep Guardiola.
No dia 26 de outubro, segundo fontes do jornalista, Ruben Amorim disse que sim ao Manchester United, apesar de ter estado bastante hesitante pelo bom momento vivido no Sporting.
Amorim ainda fez dois jogos pelo Sporting, frente ao Manchester City e ao Sporting de Braga, ambos com vitórias para o lado dos "leoninos".
Em título de curiosidade, o “The Athletic” refere que Ruben Amorim não estava na lista inicial de candidatos a substituir Erik Ten Hag. O português Marco Silva aparece como um dos nomes no topo da lista, dado que tinha experiência na Premier League.
Após 1 ano no comando técnico do Manchester United, Ruben Amorim tem 53 jogos, 22 vitórias, 10 empates e 21 derrotas e ainda uma final da Liga Europa perdida, frente ao Tottenham.
De relembrar que o cargo de Ruben Amorim está tranquilo, após os donos do clube inglês garantirem várias vezes que o treinador português não irá ser despedido.