
O FC Porto é acusado de pressionar Fábio Veríssimo durante o intervalo do jogo entre o FC Porto e o Sporting de Braga.
O Sporting de Braga disse hoje esperar uma “atuação exemplar da justiça desportiva” sobre a alegada pressão do FC Porto ao árbitro Fábio Veríssimo no jogo disputado no domingo, para a 10.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Em causa está uma alegada tentativa de pressão, descrita no relatório do árbitro do jogo entre FC Porto e Sporting de Braga, ao ‘juiz’ da Associação de Futebol de Leiria, durante o intervalo do encontro da 10.ª jornada da I Liga, que terminou com a vitória caseira dos ‘dragões’ (2-1), no domingo.
Segundo o comunicado 'arsenalista', o presidente do Sporting de Braga, António Salvador, endereçou missivas formais aos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), do Conselho de Arbitragem e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), solicitando respostas sobre os factos reportados e sobre as tomadas de ação requeridas para defesa do setor da arbitragem e da integridade das competições”.
“Na ausência de outros esclarecimentos para além da resposta enviada pela LPFP e que remete para os órgãos de disciplina da FPF, o Sporting de Braga analisará o relatório do árbitro e o relatório dos delegados, certo de que os mesmos irão originar a abertura de processos de inquérito e de processos disciplinares, que se esperam tão céleres quanto possível e que garantam, de forma implacável, as punições que se impõem”, pode ler-se.
O Sporting de Braga diz reclamar “uma atuação exemplar por parte da justiça desportiva, mas sem prejuízo da independência exigida ao normal funcionamento desta, cabe também aos responsáveis máximos da FPF e da Liga garantir um clima de confiança para o presente e para o futuro”.
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou hoje um processo disciplinar ao FC Porto pela alegada pressão exercida sobre o árbitro Fábio Veríssimo, na receção dos 'dragões' ao Sporting de Braga, no domingo.
Em comunicado, o CD da FPF deu conta da "instauração de processo disciplinar à FC Porto–Futebol SAD, por deliberação da secção profissional (...) no seguimento das informações constantes no relatório de árbitro e no relatório de delegado da Liga", dando conta do envio do processo para a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Antes, Benfica e Sporting já tinham exigido a atuação das entidades responsáveis sobre esta matéria.