
O FC Porto é líder da Liga Portugal Betclic, somando 28 pontos, três a mais do que o Sporting e e quatro para o Benfica, à entrada da 11.ª jornada da competição.
O líder FC Porto fecha no domingo um ciclo difícil de três adversários minhotos na Liga Portugal Betclic, no estádio do Famalicão, numa 11.ª jornada em que os perseguidores Sporting e Benfica têm tarefas, aparentemente, mais acessíveis.
Os ‘dragões’ não esperarão facilidades no reduto do quinto classificado, onde defenderão a vantagem de três pontos para o bicampeão nacional, que ocupa o segundo lugar e visita no sábado o Santa Clara, e de quatro pontos para os ‘encarnados’, aos quais cabe a honra de encerramento da ronda, ao receberem no domingo o Casa Pia, um dia após as eleições para os órgãos sociais do clube.
Nas duas jornadas anteriores, a equipa treinada pelo italiano Francesco Farioli impôs-se com muita dificuldade a formações minhotas, em ambas por 2-1, primeiro, ao recuperar de uma desvantagem perante no terreno do Moreirense, e depois ao impor-se na receção ao Sporting de Braga, num jogo em que o árbitro Fábio Veríssimo acusou os ‘dragões’ de o terem pressionado.
O Famalicão apresenta o impressionante registo de apenas uma derrota sofrida no campeonato, na receção ao Sporting, por 2-1, resultado que o FC Porto não desdenharia e até parece reunir condições para alcançar, uma vez que se apresenta em Vila Nova de Famalicão com um saldo 100% vitorioso fora de casa.
Quando entrar em campo, o FC Porto poderá já ter a companhia do Sporting no topo da I Liga, uma vez que os ‘leões’ jogam no dia anterior no estádio do Santa Clara, com o conforto de contar por triunfos as cinco partidas disputadas na condição de visitante, tal como sucede com o rival portuense.
A equipa treinada por Rui Borges obteve na terça-feira um motivador empate 1-1 no em Itália, perante a Juventus, que a mantém bem posicionada na Liga dos Campeões, encontra uma equipa do Santa Clara que já conheceu melhores dias, tendo sofrido três derrotas nos últimos quatro encontros na prova, na qual ocupa o oitavo lugar.
Ao contrário do rival lisboeta, o Benfica perdeu na quinta-feira na receção aos alemães do Bayer Leverkusen, por 1-0, e é uma das duas equipas que ainda não pontuou na ‘Champions’, em conjunto com os neerlandeses do Ajax, apesar de na I Liga o cenário não ser tão desanimador para a formação orientada por José Mourinho.
O técnico persegue a terceira vitória seguida no campeonato, num jogo em que não poderá contar com o capitão Otamendi, devido a suspensão, frente a uma equipa do Casa Pia que não festeja um triunfo na prova há cinco jornadas e ocupa o 16.º e antepenúltimo lugar, em zona do play-off de despromoção.
No domingo, à mesma hora, o Sporting de Braga, sétimo classificado, tem um desafio muito importante na corrida aos lugares europeus, uma vez que recebe o Moreirense, sexto colocado, que tem mais cinco pontos relativamente aos ‘arsenalistas’ e não poderá ser apanhado este fim de semana mesmo em caso de derrota.
O Gil Vicente defronta também no domingo o lanterna-vermelha AVS, na expectativa de capitalizar os desafios complicados dos perseguidores para consolidar o sensacional quarto lugar, numa jornada que arranca na sexta-feira com o embate entre Estoril Praia e Arouca, 12.º e 15.º classificados, respetivamente.