loading

Liga Europa: Sporting de Braga e Lyon, de Paulo Fonseca, sofrem as primeiras derrotas

Sporting de Braga e Lyon, de Paulo Fonseca, tiveram hoje uma quarta jornada da Liga Europa de futebol para esquecer, num dia em que o Midtjylland ‘fugiu’ na liderança, mas que tudo continua em aberto na luta pelo apuramento.

Liga Europa: Sporting de Braga e Lyon, de Paulo Fonseca, sofrem as primeiras derrotas
Reprodução / Olympique Lyonnais

A fase de liga chegou a meio, com os dinamarqueses do Midtjylland a serem os únicos totalmente vencedores e com Nice e Rangers a não terem qualquer ponto somado, números que mesmo assim não decidem ainda nada.

Com 12 pontos ainda em disputa, tudo é possível na competição, prova disso é apenas o intervalo de seis que separa o Midtjylland e o 22.º classificado, quando os oitos primeiros posicionados têm acesso direto aos oitavos de final e os clubes que terminam entre o novo e o 24.º lugar disputam o play-off.

No Minho, o Sporting de Braga despediu-se, e com estrondo, da campanha perfeita que estava a viver na Liga Europa com um desaire inesperado por 4-3 perante o Genk, que é apenas o sétimo classificado do campeonato belga.

Num verdadeiro ‘thriller’ futebolístico, o Sporting de Braga marcou primeiro pelo uruguaio Rodrigo Zalazar, aos 30 minutos, mas Daan Heymans refez a igualdade, aos 45+2.

Yira Sor, Hyeongyu Oh e Yaimar Medina, aos 48, 59 e 72, respetivamente assinaram os golos do triunfo do Genk, com o emblema minhoto a reduzir por Zalazar, aos 71, e pelo espanhol Fran Navarro, aos 86.

A derrota em nada ‘belisca’ a ambição da equipa de Carlos Vicens na Liga Europa, mas volta a deixar o técnico espanhol com vida difícil em Braga, numa temporada que tem sido totalmente irregular.

Já Paulo Fonseca foi com o ‘seu’ Lyon a Sevilha perder por 2-0 com o Bétis, novamente com o brasileiro Antony, ‘mal amado’ por Ruben Amorim no Manchester United, em destaque nos espanhóis, ao assinar o seu sexto golo em todas as competições.

Destaque na equipa de Fonseca para a titularidade de Mathys de Carvalho, médio de apenas 20 anos formado no Lyon e com nacionalidade português, e Afonso Moreira, lançado na segunda parte.

Braga e Lyon continuam assim com nove pontos, sendo ultrapassados por Friburgo e os húngaros do Ferencváros (venceram em casa o Ludogorets por 3-1), ambos com 10, e apanhados por Celta de Vigo e Aston Villa.

Em Birmingham, os ingleses bateram o Maccabi Telavive, por 2-0, mas o encontro ficou marcado por incidentes em redor do Villa Park, com seis pessoas a serem detidas por protestos xenófobos e antissemitas, numa partida em que os adeptos do emblema israelitas foram proibidos de assistir.

De acordo com a policial local, mesmo assim cerca de 200 pessoas, envolvidos com a bandeira da Palestina, marcaram presença no local, fazendo frente a cerca de 40 que mostraram a bandeira de Israel.

O Bolonha, quinto da Serie A, cedeu um surpreendente nulo na receção aos noruegueses do Brann, enquanto o PAOK protagonizou a maior goleada da ronda, na receção ao Young Boys (4-0).

A nível de participação portuguesa nos relvados, Nelson Semedo foi titular no empate a zero no Fenerbahçe em Plzen, na República Checa, enquanto Chermiti nada conseguiu fazer para impedir o Rangers de perder em Glasgow com a Roma (2-0).

Mais feliz foi Tiago Tomás no Estugarda, também titular, no triunfo caseiro dos germânicos por 2-0 sobre o Feyenoord, que contou com Gonçalo Borges no ‘onze’ inicial.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página

Ler Jornais é Saber Mais

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem vai ganhar a segunda volta nas eleições do Benfica?