
Estrela da Amadora e Nacional empataram hoje 1-1 em jogo da 11.ª jornada da I liga portuguesa de futebol, num jogo que os insulares dominaram no primeiro tempo e os ‘tricolores’ estiveram perto de vencer na etapa complementar.
José Gomes (40) adiantou os madeirenses no marcador e, na segunda parte, Lopes Cabral (63) fez o empate na cobrança de uma grande penalidade. Com este empate, o Nacional soma 12 pontos e ocupa o 10.º lugar na classificação. Já o Estrela da Amadora, com 11 pontos, segue na 13.ª posição.
O Estrela começou melhor o encontro, com mais bola e a ganhar a luta a meio-campo, mas o Nacional reagiu rapidamente e ao minuto 10 marcou mesmo, com o lance a acabar anulado pelo videoárbitro (VAR), por falta de Matheus Dias sobre Renan Ribeiro.
Contudo, era o primeiro sinal dos insulares, que aos 35 minutos voltaram a estar perto de inaugurarem o marcador, num remate ao poste de Labidi. O médio fez uma arrancada pelo centro do terreno, arriscou o remate, mas a bola embateu no poste.
Cinco minutos volvidos, aos 40, o Nacional chegou mesmo à vantagem, na sequência de um pontapé de canto. Liziero cabeceou a bola para o interior da área tricolor e José Gomes encheu o pé esquerdo, sem hipóteses de defesa para Renan Ribeiro.
Mesmo a fechar a primeira parte, o Nacional podia ter ampliado a vantagem antes de recolher ao balneário, mas o cabeceamento de Matheus Dias saiu ligeiramente por cima para desespero de Tiago Margarido no banco dos madeirenses.
Na segunda parte, foi a vez dr o Nacional arrancar melhor, com Ramirez a dar o primeiro sinal de perigo com um cabeceamento perto do poste da baliza de Renan Ribeiro. O avançado voltou a confrontar-se com o guardião amadorense, com um remate forte, mas o brasileiro levou a melhor na baliza amadorense.
Depois seguiu-se a vez do Estrela da Amadora reagir e, depois de alguma insistência, Jovane Cabral arrancou uma grande penalidade que deu o empate aos anfitriões.
Na primeira marcação, Kaique fez uma grande defesa a remate de Lopes Cabral, mas Fábio Veríssimo mandou repetir a cobrança por o guarda-redes ter saído da linha de baliza. Na repetição, o defesa cabo-verdiano não voltou a errar e enganou Kaique, marcando o seu quinto golo no campeonato.
O golo revitalizou o Estrela da Amadora, na mesma medida que o Nacional perdeu fulgor físico, colocando o Estrela mais vezes perto da baliza de Kaique, que foi detendo as investidas dos avançados do Estrela da Amadora.
O Estrela acabou o encontro em cima do Nacional, e quando não foi Kaique a impedir o golo tricolor, foi o poste.
Já bem perto do minuto 90, Jovane Cabral levantou a cabeça e com um remate fortíssimo fez a bola embater com estrondo no poste, na melhora ocasião da turma da Reboleira para conquistar os três pontos.
Até final, com o Nacional encostado às cordas, o Estrela carregou sobre a área madeirense, mas o golo não apareceu e o Nacional saiu da Amadora com o empate e um ponto na bagagem para a Madeira.