
O Sporting venceu por 4-0 o Estrela da Amadora, igualando provisoriamente o FC Porto na liderança da I Liga. Luis Suárez marcou dois golos na vitória dos leões.
Um ‘bis’ de Luis Suárez 'ofuscou' hoje o brilho de Trincão na goleada do Sporting ao Estrela da Amadora, por 4-0, na 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que antecedeu a importante visita ao Benfica, na sexta-feira.
O avançado colombiano fez o segundo e o quarto golos dos bicampeões nacionais, aos 11 e 54 minutos, enquanto Eduardo Quaresma (07) e Fresneda (25) se estrearam a marcar nesta época, mas foi a ação de Trincão que permitiu aos ‘leões’ resolverem, em apenas 25 minutos, a partida disputada no Estádio José Alvalade e começarem, desde logo, a pensar no dérbi.
O internacional português fez a assistência para os dois primeiros golos do Sporting e sofreu a falta que esteve na origem do terceiro, não tendo participação decisiva apenas no quarto golo, já na segunda parte, embora a bola também tenha passado pelos seus pés no início da construção do lance.
Um dia após a vitória tangencial do Benfica (2-1), na visita ao Nacional, a equipa orientada por Rui Borges restabeleceu, assim, a vantagem de três pontos sobre o velho rival e colocou pressão sobre o FC Porto, que defronta hoje o Estoril Praia.
Possivelmente para gerir a condição física de Diomande, para a visita à Luz, Eduardo Quaresma foi a ‘surpresa’ na equipa do Sporting e justificou a aposta com um cabeceamento certeiro (07), a fazer o 1-0, num livre lateral batido por Trincão, no lado esquerdo, fazendo o seu primeiro golo da época na primeira vez em que foi titular no campeonato.
Trincão voltou, depois, a ter um papel decisivo no lance do 2-0, apontado por Luis Suárez (11), ao tabelar duas vezes com o colombiano em zona frontal, para deixá-lo na ‘cara’ de Renan Ribeiro para ampliar o marcador.
O internacional português só não apontou, ele mesmo, o terceiro dos ‘leões’ porque, aos 13 minutos, fez o mais ‘difícil’ ao atirar ao lado do poste direito de Renan Ribeiro, depois de roubar a bola em zona adiantada do terreno e, na passada, driblar um adversário no interior da área.
Mas voltou a ter um papel determinante no 3-0, ao sofrer a falta que permitiu a Fresneda (25), também de cabeça, fazer igualmente o seu primeiro golo nesta época pelo seu clube, assistido por Geny Catamo, a finalizar um lance estudado de bola parada dos ‘leões’.
A vantagem de 3-0 ao intervalo era mais do que justificada, também porque o Estrela da Amadora foi quase inexistente ofensivamente: nesse período só rematou duas vezes, ambas de fora da área, por Lopes Cabral (41), ao lado, e por Abraham Marcus (43), à ‘figura’ de Rui Silva.
O encontro estava, por isso, ‘resolvido’, o que permitiu a Rui Borges começar, desde logo, a pensar na visita ao Benfica, mesmo antes de fazer entrar Pedro Gonçalves para o lugar de Geny Catamo, aos 60 minutos, lesão muscular que o afastou dos relvados desde o início do mês.
Nesse sentido, o técnico retirou também o ‘amarelado’ Maxi Araújo, ao intervalo, e lançou Matheus Reis, que iniciou o lance do 4-0 ao descobrir Morita bem posicionado para, com um toque de classe, isolar Luis Suárez (54) para o ‘bis’.
A gestão física do plantel, tendo em vista o encontro de sexta-feira, prosseguiu com as saídas, aos 78 minutos, de Trincão e do capitão Hjulmand, dois dos jogadores com mais minutos de utilização nesta época e que deram os seus lugares a Alisson e Kochorashvili, respetivamente.
Os bicampeões nacionais somaram, assim, a quarta vitória consecutiva na I Liga, após o empate com o Sporting de Braga, no início de outubro, com um ‘saldo’ de 10-1 em golos neste período e seguem para o dérbi com a possibilidade de deixar o Benfica a seis pontos, em caso de vitória, além de não cederem na perseguição ao FC Porto, que lidera o campeonato.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.