loading

Ranking FIFA: Cabo Verde sobe 31 posições e reentra no «Top 100»

Cabo Verde subiu 31 posições para ocupar o 77.º lugar no ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA), divulgado quarta feira, reentrando no “top 100” e alcançando a sua melhor classificação de sempre.

A ascensão da seleção cabo-verdiana de futebol, um dos destaques do comunicado oficial da FIFA, resulta da vitória obtida pelos ''Tubarões Azuis'' frente às ''Águias'' do Mali (1-0), no jogo de estreia do grupo A das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2012.

Com a entrada no “top 100”, Cabo Verde coloca-se bem à frente dos seus dois próximos adversários nas eliminatórias do CAN2012 - o Zimbabué (118.º) e a Libéria (139.º) -, mas ainda atrás da “potência” Mali, favorito do grupo, que se encontra na 65.ª posição.

Depois do jogo de estreia, Cabo Verde desloca-se a Harare para defrontar o Zimbabué na segunda jornada, marcada para 09 de outubro, e, na ronda seguinte, já em março de 2011, recebe na Cidade da Praia a Libéria.

Depois, e sempre em 2011, Cabo Verde desloca-se a Monróvia para defrontar a Libéria, a 05 de junho, e regressa ao Estádio da Várzea a 03 de setembro, para receber o Zimbabué.

O combinado cabo-verdiano fecha a sua participação na fase de qualificação com uma deslocação a Bamaco, para defrontar o Mali.

Os primeiros classificados dos 11 grupos e os três melhores segundos qualificam-se diretamente para a fase final do CAN2012, que será disputado no Gabão e Guiné Equatorial.

No anterior “ranking” mundial elaborado pela FIFA, Cabo Verde surgia no 108.º posto, 10 abaixo do lugar que atingiu em finais de 2008. Em junho de 2009, a seleção cabo-verdiana chegou a ocupar o 94.º, o seu mais alto até agora.

O “ranking” FIFA continua a ser liderado pela Espanha, seguida pela Holanda, Alemanha, Brasil e Argentina, que constituem o “Top 5”. Portugal ocupa a oitava posição.

Além da subida de Cabo Verde, destaque também para a Guiné-Bissau que, fruto de sua vitória por 1-0 frente ao Quénia, também na primeira jornada das eliminatórias do CAN, galgou 48 lugares, passando do 188.º posto para o 140.º.

Angola, que perdeu por 3-0 na deslocação ao Uganda, acabou também por subir (do 93.º para o 87.º posto), um atrás de Moçambique, que era 80.º e desceu para 86.º depois do empate a zero, em casa, com a Líbia.

Macau e Timor-Leste desceram um lugar, com o primeiro a passar do 196.º para 197.º e Timor-Leste de 200.º para 201.º. São Tomé e Príncipe não está na lista.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?