Noite histórica: Portugal ultrapassa Países Baixos no ranking da UEFA
Com os triunfos de Benfica e Sporting, o país ultrapassou os Países Baixos e pode ainda somar mais pontos esta quinta-feira.
Com as vitórias de Benfica e Sporting, na última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, Portugal ultrapassou os Países Baixos no ranking da UEFA.
De relembrar que o Sporting derrotou o Athletic Bilbao por 3-2 e o Benfica venceu o Real Madrid por 4-2.
Com a derrota do Ajax e do PSV frente ao Olympiacos e Bayern Munique, respetivamente, e a consequente eliminação dos dois emblemas, Portugal chegou aos 67.366 pontos, frente aos 66.429 dos Países Baixos.
Contribuição dos clubes portugueses
O Sporting foi a equipa que mais contribuiu esta época, com 2.500 pontos pelo sétimo lugar na fase de liga, 1.500 pontos por garantir a passagem direta aos oitavos de final da Liga dos Campeões e ainda 2.000 pontos pela vitória em Bilbao.
O Benfica acumulou 2.000 pontos pela vitória frente ao Real Madrid e 0.250 pelo 24.º lugar na fase de liga.
Ao dividir o total de 8.250 pontos pelos cinco clubes portugueses na UEFA em 2025/26, obtêm-se os 1.650 pontos que Portugal passou a somar para o ranking.
Portugal no ranking europeu atual
Portugal está, portanto, em sexto lugar do ranking, que é contabilizado a cinco anos, e esta quinta-feira poderá somar ainda mais pontos.
Sporting de Braga e FC Porto são atualmente quinto e nono na Liga Europa e, em caso de vitória frente ao Go Ahead Eagles e Rangers, poderão ajudar ainda mais o país para o ranking.
Ambos os jogos acontecem às 20h00 de Lisboa.


